Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Aprovada recomendação para pagamento mais célere das pensões de sangue

O Parlamento aprovou hoje um diploma do PSD que recomenda ao Governo a criação de um mecanismo legal que permita a atribuição provisória da pensão de preço de sangue no prazo de 30 dias.

Aprovada recomendação para pagamento mais célere das pensões de sangue
Notícias ao Minuto

13:18 - 04/05/18 por Lusa

Política PSD

O projeto de resolução foi aprovado na generalidade com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, BE e PAN e a abstenção do PS, do PCP e do PEV.

Visando ultrapassar a atual morosidade deste tipo de processos, que em determinados casos tem levado um ano a resolver, o PSD propõe que o valor da pensão possa ser "alvo de acerto" depois de concluído o processo de atribuição pelos serviços do Estado.

No debate do diploma, quinta-feira, o deputado do PSD Pedro Roque sustentou que a "morosidade destes processos a todos deve envergonhar" e lembrou o caso do sargento Paiva Benido, morto em junho de 2017 no Mali, cujo processo de atribuição da pensão à viúva demorou quase um ano.

"Saúda-se que, ainda de que forma provisória, se esteja em vias de mitigar a difícil situação financeira daquela família. E os outros casos?", questionou, apelando ao consenso nesta iniciativa.

No debate, PCP e PS concordaram que os serviços demoraram demasiado tempo a aprovar os processos mas rejeitaram que o mecanismo proposto pelo PSD resolva o problema, advertindo que pode até resultar na possibilidade de as famílias beneficiárias terem de devolver dinheiro ao Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório