Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Vinte e quatro concelhos sob risco máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu, Coimbra e Porto apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícias ao Minuto

07:01 - 13/08/13 por Lusa

País Continente

O IPMA indica que, em risco máximo de incêndio, estão os concelhos de Monchique (Faro), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande (Leiria), Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Pinhel e Trancoso (Guarda), Mortágua, Mangualde, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca e Tabuaço (Viseu) e Baião (Porto).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 224 incêndios, que foram combatidos por 6.07 operacionais, com o auxílio de 1.518 veículos.

Às 07:00, a ANPC registava na sua página na Internet três incêndios ativos no distrito de Viseu que mobilizam mais de 400 operacionais.

De acordo com a ANPC, por dominar estão os incêndios em Macieira, concelho de São Pedro do Sul, na localidade de Arnas, concelho de Sernancelhe, e Ponte Ferreira/Romãs, concelho de Satão.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã, e no interior norte e centro durante a tarde, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento vai soprar fraco, podendo tornar-se moderado nas regiões do litoral a partir do início da tarde, prevendo-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do litoral norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius, em Faro 29, no Porto 30, em Évora 37, em Beja e Castelo Branco 36, Vila Real e Portalegre 35, Bragança, Viseu e Braga 34, Funchal 28 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 25.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório