Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Estado do tempo vai piorar. Esperam-se "fenómenos extremos de vento"

O alerta é feito, esta sexta-feira, pela Proteção Civil.

Estado do tempo vai piorar. Esperam-se "fenómenos extremos de vento"
Notícias ao Minuto

17:20 - 16/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Proteção Civil

As condições meteorológicas vão deteriorar-se já a partir da noite deste sábado. Segundo a Proteção Civil, é expectável que, a partir da meia-noite, a precipitação seja persistente e “pontualmente forte”, com o período de maior intensidade a registar-se entre as 00h e as 07h de sábado nos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém, progredindo para sul, onde a intensidade é esperada entre as 12h e as 21h. Esta situação poderá dar origem a cheias rápidas em meio urbano.

Quanto à neve, a Proteção Civil refere que vão estar reunidas as condições para a queda de neve acima dos 800/100 metros, podendo haver, inclusivamente, acumulação de até cinco centímetros nas regiões norte e centro entre as 18h de hoje e as 09h de amanhã.

A partir do final do dia de hoje é expectável que haja um aumento da intensidade do vento, mantendo-se durante o dia de amanhã com rajadas a atingirem os 90km/h no litoral e os 100km/h nas terras altas, “em especial na faixa costeira a sul do Cabo Mondego”.

AProteção Civil alerta ainda a população para a “possibilidade de se verificarem fenómenos extremos no litoral centro e sul, especialmente no período da tarde”, estando os períodos críticos agrupados em dois blocos: entre as 06h e as 12h e depois entre as 18h e as 00h.

A partir do final da tarde de sábado é esperado que a agitação marítima propicie ondas de 4 a 5 metros de altura na costa sul e a sul do Cabo Mondego.

De referir que a chuva e o vento deverão manter-se em Portugal até meados da próxima semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório