Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

Galiza: Professores de português lançam campanha por ensino de qualidade

A Associação de Docentes de Português na Galiza lançou uma campanha de sensibilização junto dos agentes educativos, alertando para a necessidade de um ensino "de qualidade" naquela região, segundo um comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Galiza: Professores de português lançam campanha por ensino de qualidade
Notícias ao Minuto

12:35 - 14/03/18 por Lusa

País Educação

No comunicado, a associação explica que a ação pretende ainda denunciar "as condições de precariedade laboral e de má gestão em que se encontra atualmente o ensino da língua portuguesa na Galiza".

A associação considera "injusta e prejudicial para a qualidade educativa a política de substituição de docentes praticada pela administração educativa galega".

"Quando é preciso fazer a substituição de um docente de língua portuguesa no ensino secundário (e até nas escolas de línguas) recorre-se à listagem específica de português para Escolas Oficiais de Idiomas (EOI), por ordem de posição sem ter em consideração se a pessoa tem formação, comprovada, na matéria", sustenta.

Com esta campanha, a associação de professores de português na Galiza, "pretende alertar sobre este facto e envolver à totalidade dos agentes educativos para a exigência e regulamentação desta situação injusta e prejudicial para o ensino da língua portuguesa na Galiza".

"Consideramos que existe um claro desleixo e uma desvantagem, comparativa a outras línguas estrangeiras, igualmente opcionais. Este conjunto de circunstâncias incide diretamente sobre a qualidade do ensino/aprendizagem dos alunos", sustenta a associação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório