Meteorologia

  • 22 AGOSTO 2018
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 22º

Edição

Legionella na CUF: "Hospital é seguro e por isso mantém funcionamento"

O diretor clínico adjunto da CUF Descobertas fez, esta tarde, um ponto da situação sobre a presença da bactéria na unidade hospitalar.

Legionella na CUF: "Hospital é seguro e por isso mantém funcionamento"
Notícias ao Minuto

19:30 - 29/01/18 por Liliana Lopes Monteiro  

País Diretor clínico

Paulo Gomes assegurou, em conferência de imprensa, que o hospital CUF Descobertas onde foram detetados, até ao momento, seis casos de legionella "é seguro e por isso mantém o seu funcionamento".

O diretor clínico adjunto salientou que a CUF Descobertas estava a seguir o protocolo correto na prevenção da doença contagiosa. "O que é certo é que mesmo assim estamos nesta situação, achamos que vem de dentro e estamos a tratá-la agressivamente como se assim o fosse", admitiu.

Paulo Gomes afirmou ainda que os enfermeiros da unidade hospitalar estão a contactar todos os doentes, "cerca de 800", que passaram pela CUF entre os dias 6 e 26 de janeiro. Até ao momento o hospital terá contactado à volta de 160 pessoas. 

Acerca dos dois novos casos que surgiram este domingo, o responsável referiu que "por questões de segurança", uma das doentes afetadas pela bactéria ainda se encontra internada nos cuidados de intensivos, mas que está "estabilizada", e que o outro doente já foi transferido para o internamento geral, onde está a recuperar.

Paulo Gomes esclareceu que não foi identificada uma área especifica no hospital, onde todos os doentes infetados pela legionella tenham estado. "Pelo percurso que fizemos dos doentes não conseguimos identificar um lugar comum por onde todos tivessem passado. Como tal estamos a tratar o hospital como um todo, não há uma área circunscrita", garantiu.

Relativamente às contingências em vigor e por determinação da Autoridade de Saúde, permanece interdita a utilização de chuveiros, "que contribuem para a formação de aerossóis e para o desenvolvimento e propagação da legionella", concluiu o clínico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.