Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Legionella: Corpos entregues às famílias sem o Ministério Público saber

Ministério Público emitiu um comunicado onde lamenta decisão de interromper velórios, explicando que foi tardiamente informado dos óbitos das duas vítimas do surto de legionella, em Lisboa.

Legionella: Corpos entregues às famílias sem o Ministério Público saber
Notícias ao Minuto

23:55 - 07/11/17 por Anabela de Sousa Dantas

País PGR

Numa nota enviada à comunicação social, o Ministério Público informa que, após o anúncio das duas mortes no âmbito do surto de legionella, “entendeu-se, desde logo, que a realização da autopsia e de perícias médico-legais era essencial para a investigação em curso”.

“Não tendo, todavia, o Ministério Público recebido qualquer comunicação de óbito relacionada com esta matéria, teve necessidade de recolher elementos que permitissem identificar as vítimas, bem como as circunstâncias que rodearam as mortes, designadamente o local onde ocorreram”, acrescenta a nota.

No término destas perícias, “o Ministério Público foi, igualmente, informado de que os corpos já haviam sido entregues às famílias”.

Desta forma, foi necessário a ordem de encaminhamento dos corpos para o Instituto de Medicina de Legal “com vista à realização dos exames referidos”.

“Consciente da sensibilidade da situação, o Ministério Público não pode deixar de lamentar o ocorrido bem como o sofrimento que daí resultou para os familiares das vítimas”, termina o comunicado.

Recorde-se que esta terça-feira, a PSP foi obrigada a proceder à recolha do corpo de umas das vítimas do surto de legionella quando já estava a decorrer o velório, na Igreja de Santo Condestável, em Campo de Ourique. Um ordem que a própria PSP descreveu, à agência Lusa, como “desconfortável” mas que teve que ser cumprida.

"Dizer que é uma situação muito sensível é pouco e foi difícil de gerir. Foi desconfortável, mas teve de se cumprir. As pessoas estavam desagradadas com a situação, o que é natural, mas não houve problemas de maior", disse a PSP.

Também o velório da outra vítima mortal do surto, um homem de 77 anos foi adiado, apurou o Notícias ao Minuto. Recorde-se que, esta vítima, que estava internada num hospital privado, terá contraído a infeção após uma deslocação, há cerca de três semanas, ao Hospital São Francisco Xavier para fazer análises de rotina. 

Este recente surto, já provocou duas mortes, um homem e uma mulher, e pelo menos 35 infetados.

[Notícia atualizada às 01h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório