Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Está perto de incêndios? Saiba o que deve fazer para se proteger do fumo

Os conselhos são dados pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Está perto de incêndios? Saiba o que deve fazer para se proteger do fumo
Notícias ao Minuto

07:15 - 29/07/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Carreira

Numa altura em que o país está a braços com violentos incêndios, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para os riscos que as populações correm e deixa alguns conselhos para quem esteve (ou está) exposto às consequências que o fumo provoca nos pulmões.

“A exposição prolongada a temperaturas elevadas é prejudicial à saúde, em geral, e, em particular, ao aparecimento ou descompensação das doenças respiratórias”, explica a coordenação da Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória, acrescentando que a “agudização de doenças respiratórias crónicas é frequente neste período, constatando-se também o aparecimento de doenças agudas, como as broncopneumonias, que não acontecem somente no inverno”.

Assim, seguem-se alguns conselhos dados por especialistas para tentar diminuir os riscos que representa o fumo proveniente dos incêndios, que há vários dias atingem, em particular, a região Centro.

Proteger a boca e o nariz

Proteja a boca e o nariz com máscaras ou lenços húmidos, pois desta forma não irá respirar na totalidade o fumo proveniente da chamas.

Ficar em casa

Se o incêndio não é no interior da sua habitação, nem está nas proximidades, o melhor que deve fazer é ficar em casa.

Janelas, portas e lareiras

Ainda dentro da habitação deve fechar as janelas, as portas e as tampas das lareiras. Caso seja necessário coloque panos húmidos nas frinchas das janelas e portas para evitar que o fumo entre para dentro de casa.

Purificação do ar

Mais uma vez, se o incêndio se encontra longe da sua habitação não saia de casa e, se tiver sistemas de purificação do ar, coloque-os em funcionamento. No caso de ter ar condicionado, o melhor a fazer é acionar a opção de recirculação do ar.

Muito calor

Mesmo que o incêndio não seja na sua casa ou nas imediações, caso esteja um calor excessivo dentro da habitação e não tiver qualquer meio para arrefecer o ar, o melhor que deve fazer é sair da sua habitação e procurar abrigo num local mais fresco e longe do fumo

Velas, gás e cigarros

Se permanecer em casa não fume, não acenda velas nem qualquer aparelho que funcione a gás ou a lenha para, desta forma, evitar o aumento da poluição dentro da habitação.

Conduzir com fumo

Se estiver a conduzir e se deparar com uma zona de fumo intenso deve fechar as janelas e os ventiladores e ligar o ar condicionado em recirculação.

Entrar em pânico

Mantenha-se calmo. Respire devagar e evite ao máximo entrar em pânico, pois essa situação só o vai prejudicar.

Medicação

Caso sofra de alguma doença do foro respiratório mantenha a medicação de socorro consigo e use-a se necessário. Se tiver ou mantiver as queixas deve então recorrer ao médico ou ao serviço de urgência mais próximo.

Não combater os incêndios

As pessoas que sofrem de doença grave ou de outra situação que as debilite em situações de calor não devem colaborar no combate às chamas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório