Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Detido elemento de rede internacional de transferências bancárias

A PJ deteve um homem que "apoiava ativamente" o trabalho de uma rede internacional de crime organizado, focada no branqueamento de capitais provenientes de transferências bancárias ilicitamente efetuadas, anunciou hoje aquela polícia.

Detido elemento de rede internacional de transferências bancárias
Notícias ao Minuto

14:35 - 21/07/17 por Lusa

País PJ

Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que o homem, de 30 anos, é suspeito dos crimes de burla informática e nas comunicações, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Segundo a PJ, a investigação apurou que os factos se consubstanciam na manipulação de dados sobre transferências bancárias, acesso ilegítimo a sistemas de correio eletrónico dos ordenantes das operações com posterior branqueamento dos valores ilicitamente obtidos, que na gíria se conhece como "Ceo Fraud" e que operava em Portugal.

No âmbito da operação "Ceo_Fin" realizada pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, foram também apreendidos todos os dispositivos informáticos usados para os crimes.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial.

A PJ adianta que as investigações vão continuar para determinar a extensão deste tipo de criminalidade através da intensificação das ações de prevenção junto de empresas e da banca, sendo essencial que clientes bancários e bancos confirmem por contacto telefónico direto a veracidade das instruções transmitidas por correio eletrónico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório