Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Seis funcionários da Segurança Social detidos por corrupção

Investigação foi levada a cabo pela Polícia Judiciária, que deteve também seis cidadãos estrangeiros.

Seis funcionários da Segurança Social detidos por corrupção
Notícias ao Minuto

12:21 - 27/06/17 por Andrea Pinto com Ana Lemos

País Crime

Seis funcionários do Núcleo de Gestão do Cliente do Instituto da Segurança Social e seis cidadãos estrangeiros, "oriundos de países do Sudoeste asiático", foram detidos pela eventual "prática de crimes de corrupção passiva e ativa para ato ilícito, abuso de poder, falsidade informática e falsificação de documentos".

A Polícia Judiciária informa que no decurso da operação Operação Social Number "foram realizadas 48 buscas na área da Grande Lisboa, das quais 26 domiciliárias e 22 não domiciliárias".

Também realizadas foram buscas não domiciliárias "a várias empresas e a instalações da Segurança Social, designadamente ao Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa", tendo sido "apreendidos documentos e material relacionado com a atividade criminosa em investigação e ainda mais de 50 mil euros em dinheiro".

Segundo explica ainda a PJ, no comunicado enviado às redações, o modo de atuação dos detidos "consistia na manipulação do Sistema Informático da Segurança Social, através da criação e alteração de registos na base de dados, atribuindo números de identificação da segurança social fraudulentos a cidadãos estrangeiros mediante o recebimento de contrapartidas, em valores da ordem das centenas de milhares de euros".

Os detidos serão agora presentes a tribunal, para determinação das medidas de coação.

A investigação, que contou com "a colaboração dos Serviços da Segurança Social", prosseguirá com vista "à continuação de recolha de prova", conclui a PJ.

Denúncia à PJ foi apresentada pela Segurança Social

O Instituto da Segurança Social informa que, "na sequência de denúncia oportunamente apresentada por sua iniciativa", foram realizadas esta terça-feira buscas nos seus "serviços em Lisboa com vista à recolha de prova".

Essas "diligências" foram conduzidas em articulação com as autoridades judiciárias competentes, "com quem o Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, IP. tem mantido estreita colaboração", lê-se no comunicado enviado às redações.

Mais, refere a Segurança Social, "a referida denúncia resulta das práticas internas de deteção de fraude interna desenvolvidas no âmbito do seu Plano de Prevenção dos Riscos de Corrupção e Infrações Conexas".

Garantindo tratar-se de "uma situação isolada", o Instituto da Segurança Social, IP. assegura que "continuará empenhado no combate a todos o tipo de práticas que não estejam alinhadas com o seu Código de Ética" ou que "violem as normas que enquadram a atuação da Administração Pública".

Além disso, reafirma "a confiança na vasta equipa que integra a rede de atendimento às empresas e aos cidadãos, cujo esforço diário muito contribui para a qualidade do serviço público prestado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório