Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Há "conexão efetiva" entre populações de lince em Portugal e Espanha

Um macho de lince-ibérico espanhol viajou até Portugal e acasalou com uma fêmea portuguesa, que tem crias, o que comprova haver "conexão efetiva" entre as duas populações selvagens da espécie existentes na Península Ibérica, foi hoje anunciado.

Há "conexão efetiva" entre populações de lince em Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

18:39 - 04/05/17 por Lusa

País ICNF

O macho "Mundo", proveniente da população selvagem do Parque Nacional de Doñana, em Espanha, foi detetado no passado mês de abril junto ao território da fêmea "Malva", da população selvagem introduzida no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho de Mértola, em Portugal, explica o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), num comunicado enviado à agência Lusa.

"Mundo" foi detetado pelos técnicos da equipa de seguimento do ICNF, através de fotoarmadilhagem, e identificado graças ao seu padrão de pelagem individual, e "Malva", atualmente, tem crias, refere o instituto.

Atualmente com dois anos, "Mundo", que nasceu no campo e não foi marcado com colar radioemissor, tinha sido localizado pela última vez na área de Doñana-Aljarafe, em Espanha, em novembro de 2016, e deslocou-se para norte até uma zona do concelho de Serpa, já em Portugal.

"Mundo" terá percorrido cerca de 170 quilómetros até encontrar "Malva", que foi reintroduzida em fevereiro de 2016 no Parque Natural do Vale do Guadiana, e ambos "terão acasalado" no passado mês de dezembro.

Rotineiramente monitorizada por técnicos e vigilantes da natureza do ICNF, "Malva", "agora confirmada reprodutora", terá migrado para uma zona situada a norte da área de reintrodução e está, desde o passado mês de março, estabilizada num território situado perto do rio Guadiana, no concelho de Serpa, e mantém-se junto às suas crias.

Os vestígios encontrados no campo e a fotoarmadilhagem indicam que "Mundo" se mantém junto a "Malva", "pelo que é altamente provável que seja o progenitor da nova ninhada, a primeira a ser detetada em 2017", frisa o ICNF.

Segundo o ICNF, o encontro e o acasalamento de "Mundo" e "Malva" comprovam "a conexão efetiva" entre as duas populações selvagens de lince-ibérico existentes em Portugal e Espanha, "com a existência de um corredor natural entre dos dois países, o que possibilita a ocorrência de um fluxo genético da população de Doñana incorporado no novo núcleo populacional do Vale do Guadiana, através do contributo do macho ´Mundo`".

A "novidade de dispersão" de exemplares de lince-ibérico, aliada à reprodução da espécie no Parque Natural do Vale do Guadiana, "é um caso de sucesso e traz novos dados sobre a capacidade dos animais se orientarem na paisagem e se localizarem mutuamente".

"A viabilidade a longo prazo, de pequenas populações selvagens, como é o caso do lince-ibérico, depende da existência de conexão natural entre si e esta dispersão e encontro é um importante indicador nesse sentido para as populações de Portugal e Espanha", sublinha o ICNF.

Segundo o ICNF, até agora, pensava-se que a conhecida população natural do Parque Nacional de Doñana estava "perigosamente isolada" de outras áreas de ocorrência de lince e muitos animais, ali nascidos, "não conseguiam uma dispersão bem-sucedida",

O encontro de "Mundo" e "Malva" indica que "a viabilidade dos linces" no Parque Nacional de Doñana "poderá também depender de Portugal", refere o ICNF, explicando que a dispersão de jovens linces, antes de estabilizarem territórios com condições adequadas de alimento e presença de congéneres, é "um fenómeno comum" e já foram confirmados outros casos de deslocações de longas distâncias entre Portugal e Espanha.

Exemplares de lince ibérico têm sido introduzidos na natureza no âmbito do Projeto de Recuperação da Distribuição Histórica do Lince-Ibérico em Espanha e Portugal "LIFE+Iberlince".

O projeto, que é cofinanciado pela Comissão Europeia e reúne parceiros públicos e privados portugueses e espanhóis, visa recuperar a distribuição histórica do lince-ibérico em Portugal e em Espanha, de onde tinha desaparecido.

No âmbito do projeto já foram libertados mais de 170 linces e criados cerca de 150 empregos, através da implementação de ações como o seguimento de linces e a gestão de habitat.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório