Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fernando Medina quer reforçar parceria com espanhóis na ARCOlisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa lançou hoje um apelo em Madrid para que nos próximos anos se reforce a "parceria" que a autarquia tem com a ARCOmadrid na realização da Feira Internacional de Arte de Lisboa.

Fernando Medina quer reforçar parceria com espanhóis na ARCOlisboa
Notícias ao Minuto

16:52 - 23/02/17 por Lusa

País Lisboa

O autarca Fernando Medina apresentou na capital espanhola a segunda edição da ARCOlisboa, que se realiza de 18 a 21 de maio na Fábrica Nacional de Cordoaria, numa operação de charme para levar a Portugal as galerias e os investidores espanhóis e internacionais.

"Quero dizer a todos que a nossa aposta não é para um ou dois anos, é para uma parceria que se prolongue no futuro", disse o presidente da autarquia lisboeta, acrescentando que na estratégia da capital para os próximos anos "a arte é central".

Medina apresentou a ARCOlisboa num almoço à margem da ARCOmadrid que começou na quarta-feira e termina no domingo.

Para Fernando Medina "é importante Lisboa estar cada vez mais nos circuitos internacionais de arte contemporânea" e é necessário "acarinhar" o projeto.

Uma das novidades deste ano da ARCOlisboa vai ser a realização, à margem do certame, de um encontro dos diretores ou representantes dos museus de toda a Península Ibérica para "trazer também uma dimensão, ou uma reflexão, não comercial", segundo fonte da Câmara Municipal de Lisboa.

Os reis de Espanha e o presidente da Argentina visitaram esta manhã um dos expositores portugueses durante a inauguração da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid, tendo sido recebidos nessa galeria pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A visita à galeria de Filomena Soares por parte do rei Felipe VI e do presidente argentino, Mauricio Macri, "é uma forma clara de transmitir o apoio a esta cooperação [entre as cidades de Lisboa e Madrid] através da arte contemporânea", disse Fernando Medina.

A 36.ª edição da ARCOmadrid, que tem a Argentina como país convidado, pretende ter como eixo central "a qualidade e a sua consolidação como feira de descobrimento de novos talentos e conteúdos para colecionadores e profissionais".

A ARCOmadrid reúne um total de 200 galerias de 24 países, sendo 66,5% galerias estrangeiras, com destaque para as latino-americanas (40% do segmento internacional).

A maior parte das galerias portuguesas presente no evento participa no programa geral: 3+1 Arte Contemporânea, Baginski, Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Graça Brandão, Pedro Cera, Vera Cortês, de Lisboa, e Múrias Centeno e Quadrado Azul, que têm sede no Porto, bem como Mário Sequeira, de Braga.

Incluído no programa da ARCOmadrid 2017, pelo sexto ano consecutivo, está o Encontro de Museus da Europa e da Ibero-américa, com o objetivo de "impulsionar sinergias entre representantes de museus, comissários e outros profissionais".

O português João Fernandes, diretor-adjunto responsável pela área da Conservação, Investigação e Difusão do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, é um dos responsáveis pela condução da reunião dos 30 diretores e outros representantes dos museus presentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório