Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Antigos autarcas conhecem hoje sentença no caso dos telemóveis

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão (PSD) João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, conhecem hoje a sentença no processo em que estão acusados de apropriação indevida de telemóveis e iPad.

Antigos autarcas conhecem hoje sentença no caso dos telemóveis
Notícias ao Minuto

06:18 - 07/02/17 por Lusa

País Santa Comba Dão

A leitura da sentença realiza-se a partir das 14:00, no Tribunal de Santa Comba Dão, onde os três membros do antigo executivo da câmara municipal local vêm sendo julgados pelo crime de peculato.

Em causa está a alegada apropriação de equipamentos - telemóveis e iPad - que terão sido entregues aos três arguidos quando se encontravam em funções na Câmara Municipal de Santa Comba Dão, entre 2005 e 2013, e que não terão sido devolvidos ao cessarem funções.

Durante as alegações finais, que decorreram a 20 de janeiro, o procurador solicitou a condenação dos três arguidos a uma pena suspensa, uma vez que todos são primários, não se justificando em nenhum dos casos a prisão efetiva.

Por sua vez, a defesa solicitou a absolvição dos três arguidos.

O advogado de João Lourenço, Alexandre Zagalo, entendeu que o seu cliente deve ser absolvido, porque a acusação é nula e nenhum indício foi dado como provado.

Também o advogado de Fernando Cruz, Lopes Ribeiro, apelou à absolvição do seu cliente, que se viu envolvido numa "chicana política", que lhe veio criar mau nome para o afastar da política, tal como aos outros dois arguidos.

Já o advogado de António Correia, José Luís Figueiredo, também pediu a absolvição do seu cliente, porque "este é um crime que não é punível por negligência e tem de haver dolo", o que diz não ter ficado provado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório