Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em "greve histórica"

Sindicato justifica que há uma "desregulação das condições de trabalho".

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em "greve histórica"
Notícias ao Minuto

17:40 - 27/09/16 por Andrea Pinto

País Carreira

Os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica vão estar em greve entre os dias 3 e 7 de outubro. Em causa está a situação de empregabilidade, estabilidade e evolução da profissão, bem como o respeito pela negociação coletiva e as remunerações.

Em comunicado, o sindicato que defende estes profissionais refere que embora até 1999 a carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica tenha permitido integrar todos os profissionais e ajustar o ensino às exigências de conhecimento, tem se verificado também que a carreira está, atualmente, aquém da qualificação dos profissionais que integra.

Em 2015, recordam em comunicado enviado às redações, foi efetuado um acordo negocial com o anterior governo que foi reconhecido pelo atual como matérias a concluir, mas que “passados dez meses… nada”.

“Pior ainda: com todos estes cenários de desregulação das condições de trabalho, estima-se que, em 2019, 70% dos profissionais não tenham uma carreira profissional, abrindo-se a porta a todo o tipo de arbitrariedades e ausência de direitos destes trabalhadores”, escreve o sindicato, referindo que “o Governo não cumpre as suas promessas de promoção da contratação colectiva, relegando os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica a mera mercadoria do Serviço Nacional de Saúde, remunerada ao nível dos saldos mais básicos”.

Por tudo isto, os profissionais vão realizar uma “greve histórica” para “questionar os compromissos do Ministro da Saúde, postos em causa pelo Ministro das Finanças, prolongando a discriminação dos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica que, tão somente, se arrasta há 16 anos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório