Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Medidas de reconstrução do Funchal são "prioridade nacional"

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse hoje que a "concretização das medidas de recuperação" da cidade do Funchal dos fogos que a atingiram em agosto é considerada pelo Governo da República uma "prioridade nacional".

Medidas de reconstrução do Funchal são "prioridade nacional"
Notícias ao Minuto

15:18 - 24/09/16 por Lusa

País Urbano de Sousa

"Passado este período de grande aflição é necessário naturalmente conjugar esforços para apoiar as vítimas e garantir, tão rapidamente quanto possível, o regresso à normalidade das famílias, das empresas e das instituições duramente afetadas", disse na cerimónia comemorativa dos 128 anos dos Bombeiros Municipais do Funchal (BMF), que decorreu no Largo do Município.

Nesse contexto, a governante acrescentou que "esta é uma preocupação que mobiliza não só o Governo Regional, o município do Funchal mas também o Governo da República que considera uma prioridade nacional a concretização das medidas de recuperação bem expressa pela intervenção do senhor primeiro-ministro que se deslocou à Madeira logo no dia 11 de agosto".

Ainda nesse sentido, lembrou a formalização da candidatura da Madeira ao fundo de Solidariedade da União Europeia; os apoios à habitação e as linhas de crédito específicas para apoio às empresas, comércio, indústrias, turismo e serviços.

Constança Urbano de Sousa revelou também que o Governo da República iniciou já os trabalhos relativos à revisão do Estatuto dos Bombeiros Profissionais e que até ao final do ano "espera apresentar uma estratégia nacional de proteção civil preventiva".

Segundo adiantou, essa estratégia assentará em três eixos - a resiliência dos territórios, a modernização dos sistemas de alerta e de aviso das populações e a formação e sensibilização da população para os riscos e para a autoproteção.

Neste aspeto revelou também que um grupo interministerial está a preparar um programa que "permita enfrentar os novos desafios do ordenamento e da gestão florestal".

A ministra agradeceu ainda aos bombeiros da Madeira e do país a forma como combateram os fogos de verão que classificou de "corajosa e brava, sempre de forma abnegada, altruísta em prol do outro, do cidadão e da proteção dos seus bens e da vida de todos os demais".

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafofo, agradeceu igualmente o empenho dos bombeiros nos combates aos fogos da segunda semana de agosto que provocaram três mortos, um ferido grave, a destruição, total ou parcial, de 300 prédios e 157 milhões de prejuízos.

"Se salvamos muita gente, muitas casas, cada pequeno bocado de terra das chamas que os ia devorar, se nos aguentamos de pé e se estamos, aqui, a falar do nosso futuro, é graças a vós", lembrou.

Paulo Cafofo agradeceu também a solidariedade "desde a primeira hora" do Governo da República cuja ajuda considerou ter sido "imensurável" e que "jamais será esquecida".

O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que o município investirá 1 milhão de euros em equipamento para os BMF, nomeadamente em dois veículos florestais de combate a incêndios com valência de combate em interface florestal e em interface urbana, em um veículo florestal pesado e em equipamento de proteção individual para os bombeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório