Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Grupo dinamiza um mês de atividades para evitar "monopólio" da praxe

Uma plataforma de estudantes de Coimbra vai dinamizar pelo 3.º ano consecutivo um mês de atividades, como concertos ou conversas, para que a praxe não tenha "o monopólio" da integração aos novos alunos.

Grupo dinamiza um mês de atividades para evitar "monopólio" da praxe
Notícias ao Minuto

19:16 - 12/09/16 por Lusa

País Coimbra

A 3.ª edição do 'Cria'ctividade' arrancou hoje com uma banca na semana das matrículas, na Rua Larga, e decorre até 07 de outubro, com mais de 30 eventos, como concertos, conversas, projeções de filmes ou um roteiro pela cidade de Coimbra, anunciou hoje a organização.

O 'Cria'ctividade' é uma "plataforma de integração" para os novos estudantes, garantindo que a praxe não tem "o monopólio", explanou o membro da organização Valdemar Gomes, durante a apresentação da programação, que decorreu hoje à tarde.

Aberto a todos, praxistas ou não praxistas, o programa apresenta outros caminhos para a integração de novos estudantes, a partir de atividades culturais, sem que exista qualquer tipo de hierarquias ou submissão, garante a organização.

Ao longo de quase um mês, vai haver projeção de filmes ficcionais e documentários em diversos espaços, concertos e festas a todas as quintas-feiras, uma feira "Cria'ctiva" com bancas de associações ligadas à plataforma, a 19 de setembro, e uma feira de usados e trocas a 29 de setembro.

A plataforma promove também um evento de 'slam poetry' a 16 de setembro, uma tarde de leitura de poesia e prosa escrita por mulheres, e uma tertúlia em torno do "Animal Farm", de George Orwell, no dia 26 do mesmo mês, um torneio de futebol a 05 de outubro ou um jantar "popular" no Bairro de Celas.

O evento conta ainda com três conversas em torno de temas como a praxe, rituais da academia e integração, um evento de sensibilização, a 07 de outubro, para a poluição do rio Mondego e um percurso pela baixa da cidade e que culmina com uma festa de encerramento do palco "Há Baixa", criado pelo coletivo de estudantes com o mesmo nome que promove a reabilitação de espaços naquela zona da cidade.

A 06 de outubro, a plataforma dinamiza o projeto "À(s) Beira(s) do Hip-Hop", que junta artistas e bandas deste género musical oriundos da região Centro.

Todos os eventos são gratuitos, com exceção do "À(s) Beira(s) do hip-hop", evento cujo bilhete não "deverá exceder os cinco euros", informou a organização.

O evento conta com o apoio da Universidade de Coimbra na divulgação da programação, informou Valdemar Gomes.

Questionado sobre a ausência da Associação Académica de Coimbra, o membro da plataforma referiu que a direção-geral foi convidada a participar na conferência de imprensa realizada hoje, acabando por não estar presente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório