Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Artista cria mural de homenagem a Cristiano Ronaldo no Funchal

O artista inglês Richard Wilson conclui hoje, no Funchal, o mural de homenagem a Cristiano Ronaldo, uma pintura a ´spray` que ocupa duas paredes do Centro Cívico de Santo António, freguesia de onde o futebolista é natural.

Artista cria mural de homenagem a Cristiano Ronaldo no Funchal
Notícias ao Minuto

18:32 - 09/09/16 por Lusa

País Richard Wilson

"Ainda faltam algumas horas de trabalho e tenho um avião para apanhar amanhã" [sábado], desabafou hoje Richard Wilson à agência Lusa, falando do alto de uma grua.

O mural consiste num grande plano de Cristiano Ronaldo, envergando o equipamento da seleção portuguesa de futebol, vencedora do Euro2016, e tem a particularidade de estar virado para o Bairro da Quinta Falcão, onde o craque do Real Madrid viveu na infância.

A pintura é, no entanto, visível a partir de diversos pontos da freguesia de Santo António (a maior e mais populosa do Funchal), inclusive das zonas altas, e já começou a chamar a atenção das pessoas, que se deslocam ao local para tirar fotografias e observar o artista em ação.

"Há pessoas que vão criticar por criticar, mas a maioria vai gostar", comentou um homem de passagem pelo local.

Para além do futebolista, o mural é composto por áreas com as cores da bandeira da região autónoma, azul e amarelo, e fica concluído com a inscrição CR7.

Richard Wilson, que é natural de Londres e tem 42 anos, leva já cinco dias de trabalho, com um horário que se estende das 09:00 ao anoitecer, mas que corresponde à realização de um projeto pessoal.

"Quero viajar pelo mundo e pintar pessoas importantes e famosas nos sítios de onde elas são naturais", explicou o artista, sublinhando que deixou recentemente a profissão que desempenhava para avançar com este plano.

No caso da Madeira, a ideia surgiu durante o Euro2016 e assim que Portugal se sagrou campeão, Richard Wilson decidiu deslocar-se à ilha e pintar o capitão da equipa nacional algures na sua freguesia natal.

"Uma ideia simples, mas algo complicada de pôr em prática", revelou, explicando que a principal dificuldade resultou de não existir no mercado regional as tintas ´spray` indicadas para o projeto.

Richard Wilson diz, no entanto, que quanto maior é a dificuldade, maior se torna o desafio e vontade de ultrapassá-lo, e foi então que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santo António, que não só autorizou a intervenção artística, como colaborou na aquisição das tintas no mercado exterior e de uma grua.

"Aqui, estão a matar-me com carinho e amizade", confessou, no preciso momento em que alguém do Centro Cívico veio chamá-lo para almoçar.

Richard Wilson desceu da grua e afastou-se para melhor contemplar o trabalho e ficou satisfeito com o que viu.

"Eu vou-me embora e deixo o Cristiano Ronaldo a olhar para o bairro onde viveu em pequeno. Isto é bonito", comentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório