Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Morte de jovem de 16 anos às mãos da PSP. Caso será investigado

Foi uma madrugada de crime que terminou em tragédia, custando a vida a um jovem de 16 anos.

Morte de jovem de 16 anos às mãos da PSP. Caso será investigado
Notícias ao Minuto

07:30 - 31/08/16 por Pedro Filipe Pina

País Crime

André Gomes, conhecido como ‘Pika’, estava num veículo que, segundo a PSP, esteve envolvido num assalto a um estabelecimento comercial em Gondomar. Maços de tabaco e uma máquina de venda foram furtados.

Às 3h40 da madrugada de segunda para terça-feira, a PSP aborda quatro indivíduos num veículo, já no Porto. É na zona de Campanhã que o trágico desfecho se precipita.

“Os suspeitos colocaram-se em fuga, vindo a abalroar uma viatura policial, bem como um segundo veiculo que estava no local, obrigando os agentes policiais, face ao risco para a sua integridade física, a efetuar disparos de arma de fogo, tendo sido atingido um dos ocupantes do veículo", conta a PSP em comunicado.

O ocupante do veículo, André Gomes, é o jovem estudante de 16 anos natural do Porto que viria a morrer na sequência do tiro.

O caso surge numa altura em que um outro jovem, de 14 anos, morreu após agressões de um jovem de 16 anos em Baguim do Montem Gondomar, e em que as autoridades iraquianas e portuguesas ainda se debruçam sobre as agressões que deixaram um outro adolescente, na Ponte de Sor, internado em estado grave.

Para o agente que disparou a bala que viria a matar André ‘Pika’ Gomes, adivinha-se uma investigação envolvendo a Polícia Judiciária, que irá tentar determinar se a ação do agente foi a adequada.

Em anos recentes, houve outros dois casos de ações de agentes da autoridade que terminaram com punições.

Hugo Hernani, militar da GNR, encontra-se suspenso e com cortes no salários após em 2008 ter atingido mortalmente um jovem de 13 anos numa perseguição policial. O jovem teria sido levado pelo próprio pai para o crime na noite fatídica.

Já Nuno Moreira, agente da PSP, enfrentou uma pena suspensa de 20 meses de prisão após a sua ação não ter sido considerada a adequada num caso que remonta a 2010. Na altura, o rapper MC Snake terá tentado evitar uma Operação Stop, o que deu lugar a uma perseguição policial que culminou na sua morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório