Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Quase 2 mil operacionais combatem 14 maiores fogos no continente

Perto de 1.900 operacionais das forças de segurança e de socorro combatiam os 14 maiores incêndios que estavam ativos em Portugal continental às 5:30 de hoje, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Quase 2 mil operacionais combatem 14 maiores fogos no continente
Notícias ao Minuto

06:12 - 09/08/16 por Lusa

País Proteção Civil

Estavam ainda no terreno 587 viaturas a apoiar o combate a estas 14 "ocorrências importantes" (ou seja, que decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil).

Estes 14 fogos atingiam os distritos de Viana do Castelo, Leiria, Faro, Porto, Viseu, Aveiro e Braga.

Os incêndios que mobilizavam mais meios eram os do concelho de Águeda e Arouca, ambos no distrito de Aveiro, que tinham a combatê-los no terreno 298 e 255 operacionais, respetivamente, segundo a informação disponível na página na internet da ANPC.

Estes dois fogos estão a evoluir favoravelmente, ainda que no segundo haja "muito trabalho para fazer", disseram à Lusa esta madrugada, por volta das 4:45, responsáveis da proteção civil e bombeiros.

Em Águeda, onde ao fim da tarde de segunda-feira o presidente da câmara indicava que o fogo tinha "uma intensidade brutal", a situação era hoje, pelas 04:45, "mais calma".

"Parte do perímetro já se encontra dominado" e foram dominadas todas as frentes que representavam risco para povoações, disse à Lusa o comandante Operacional de Agrupamento Distrital Centro Norte, António Ribeiro.

Em Arouca, onde o fogo que começou no sábado chegou a ter sete frentes ativas, as chamas estão praticamente controladas, segundo o comandante Operacional de Agrupamento Distrital Centro Sul, Joaquim Chambel.

Atualmente, o incêndio tem duas frentes "pequenas, mas em locais muito difíceis", disse.

No concelho de Barcelos (distrito de Braga) e em Silves (Faro) estavam ativos incêndios, às 5:30, que mobilizavam também mais de 200 operacionais cada.

No total, à mesma hora, havia 111 fogos rurais ativos em Portugal continental, que estavam a ser combatidos por 3.349 pessoas e 1.059 meios terrestres, segundo a página na internet da ANPC.

É no distrito do Porto que há mais incêndios (27), mas é no de Aveiro que o combate às chamas mobiliza mais operacionais (mais de 600)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório