Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Hoje é inaugurada a primeira praia só para cães. Sabe onde fica?

A Praia do Porto de Areia Norte, em Peniche, é a primeira zona de areal exclusivamente dedicada a cães em Portugal.

Hoje é inaugurada a primeira praia só para cães. Sabe onde fica?
Notícias ao Minuto

09:39 - 06/08/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Peniche

Se tem um cão, esta notícia é para si: é hoje inaugurada na Praia do Porto de Areia Norte, em Peniche, a primeira praia em Portugal apenas destinada a cães. Agora, “animais e donos podem juntos desfrutar da praia”, contou ao Notícias ao Minuto fonte da Câmara Municipal de Peniche.

A praia, “inaugurada hoje às 19h15”, partiu de um desafio “lançado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional e da Autoridade Marítima Nacional”. Reunidos os “conjuntos de aspetos compatíveis com a legislação”, foram definidas as medidas adequadas para que a praia pudesse ter este uso.

Nesta extensão de areal, os donos podem encontrar “dispensadores de sacos de plástico, placards informativos, caixotes do lixo e sinalética indicativa”. Mesmo assim, a Câmara deixa um aviso:

“Apelamos a que os utilizadores respeitem as normas e, especialmente, de forma responsável, salvaguardem a saúde pública. E, caso o dispensador não tenha sacos, que isso não constitua razão para ‘descuidos nada higiénicos’”.

Até ao final da época balnear, que terminará a 15 de setembro em Peniche, estes animais de quatro patas podem circular livremente na Praia do Norte e, “se tudo correr bem”, a Câmara admite estudar outras localizações para que possam ser criadas mais praias deste género.

Contra a criação desta praia está, porém, a Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche – que realça o risco que os animais podem fazer ao património ambiental. Segundo este movimento, a Praia da Areia do Norte “não apresenta condições de segurança nem estacionamento ajustados”.

Além disso, “nas proximidades existem vários relevantes históricos e arqueológicos” que podem ficar postos em causa”, é sublinhado.

Saliente-se que a cidade espanhola de Barcelona inaugurou também, em junho deste ano, uma praia com um espaço só para cães. Aberta até 25 de setembro, esta área está delimitada com uma vedação de madeira e existem dois funcionários responsáveis pela gestão da mesma. Um sistema um pouco diferente daquele que é hoje inaugurado em Peniche.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório