Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Évora tem nova pista de atletismo e campo de râguebi

O novo complexo desportivo de Évora, que possui a primeira pista de atletismo da cidade e um campo de râguebi, abre na quarta-feira, após um investimento de 1,5 milhões de euros, ficando com gestão municipal.

Évora tem nova pista de atletismo e campo de râguebi
Notícias ao Minuto

12:32 - 25/07/16 por Lusa

País Investimento

A cerimónia de inauguração realiza-se, na quarta-feira, às 18:30, estando prevista a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Fontes Baganha, e de outros responsáveis.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Évora indica que, durante a cerimónia, será assinado o contrato de comodato com o IPDJ, que vai permitir ao município fazer a gestão do novo equipamento desportivo, prevendo despesas anuais entre 120 mil a 150 mil euros.

O acordo entre o município e o organismo prevê que seja a autarquia a "assegurar o funcionamento do espaço, nomeadamente em termos de pessoal e de despesas de funcionamento e manutenção", enquanto o IPDJ "continua como proprietário" do equipamento.

Instalado no terreno do antigo hipódromo, o novo complexo desportivo, que integra uma pista de atletismo e um campo de râguebi, entre outras valências, envolveu um investimento de 1,5 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários.

A Câmara de Évora adiantou que, com o novo equipamento, pretende fomentar a prática da atividade física e desportiva junto da população, nomeadamente as modalidades de atletismo, triatlo, râguebi e futebol, entre outras, e criar o centro municipal de indicação de atividade física do programa "Évora + Saúde".

O novo complexo desportivo de Évora possui uma pista de atletismo com seis corredores de 400 metros, fosso de água, duas pistas para salto com vara e salto em altura e um setor para a disciplina de lançamentos.

No espaço, que tem uma área total de cerca de 54.500 metros quadrados, foi instalado um campo de râguebi com relva sintética e dimensões que satisfazem os requisitos técnicos estabelecidos pela Federação Internacional de Râguebi.

Foi também construído um edifício de apoio, com balneários para atletas e árbitros, um dos quais preparado para pessoas com mobilidade reduzida, posto médico, arrecadação de material desportivo, instalações sanitárias, sala de acolhimento, áreas técnicas e uma bancada com 180 lugares.

A melhoria da envolvente da infraestrutura desportiva, a criação de percursos de manutenção e a construção de uma vedação e de um parque de estacionamento foram outras das intervenções realizadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório