Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Estátua de D. Sebastião destruída já tem um possível substituto

À falta do rei que virou mito, haja estátua de D. Sebastião.

Estátua de D. Sebastião destruída já tem um possível substituto
Notícias ao Minuto

14:00 - 11/05/16 por Pedro Filipe Pina

País Lisboa

Reza a lenda que El Rei D. Sebastião voltaria um dia a Portugal, numa manhã cinzenta, e que com isso o Império viveria novo auge. Portugal há muito que não é Império e no ano de 2016, ainda sem rei, o país viu a estátua de D. Sebastião que se encontrava no Rossio ser danificada. Mas nem tudo são más notícias.

O património em causa pode ter direito a nova vida e a solução estará nas instalações do Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto. Situado nas antigas instalações do Palácio dos Condes de Penamacor, em Lisboa, o Instituto, que ali se encontra há 126 anos, conta com uma estátua igual à que foi danificada, como dava conta o Público.

Ao Notícias ao Minuto, Fátima Sena e Silva, que integra o conselho de administração do Instituto Gama Pinto, conta-nos que no século XIX, por altura das obras da estação do Rossio, vieram de França os técnicos responsáveis pela obra.

Edmond Bartissol foi um dos engenheiros responsáveis pela obra da estação do Rossio e, na altura, chegou a ficar alojado no Palácio. Por lá terá ficado uma estátua que serviu de base à que na semana passada ficou danificada no Rossio. “Gostamos muito dele”, diz-nos ainda em tom bem-disposto Fátima Sena e Silva, a propósito desta estátua de D. Sebastião que se encontra nas instalações do instituto.

A membro do conselho de administração do Instituto Gama Pinto conta-nos ainda que acreditam estar perante o que terá sido o “molde original”, que depois terá servido de base ao trabalho de cantaria, que em pedra ‘deu vida’ à estátua do rei que nunca chegou a voltar a casa.

Na terça-feira, e a convite do Instituto Gama Pinto, representantes da Infraestruturas de Portugal foram ver de perto esta estátua. Era uma questão de “responsabilidade social” deixar o alerta, explica-nos. E a visita correu bem. “Ficaram muito contentes”.

À falta do regresso do rei ao país, pelo menos o Rossio ainda pode esperar pelo regresso da sua estátua de D. Sebastião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório