Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Dez barras do continente fechadas a toda a navegação

Dez barras de Portugal continental estão hoje encerradas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo a Marinha portuguesa.

Dez barras do continente fechadas a toda a navegação
Notícias ao Minuto

10:30 - 02/01/16 por Lusa

País Agitação marítima

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

Devido à forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, dez distritos de Portugal continental.

A informação do IPMA adianta que estão sob aviso laranja, até às 18:00 de hoje, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo até às 23:00 de hoje devido à forte agitação marítima.

Para hoje, as previsões do IPMA apontam para períodos de céu com muita nebulosidade, aguaceiros, em geral fracos, até ao meio da tarde, em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que poderão ser de neve acima de 1000 metros.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até ao início da manhã e no final do dia, rodando para o quadrante sul a partir do final da tarde.

O IPMA prevê ainda formação de gelo ou geada em alguns locais do interior norte e centro e uma pequena descida de temperatura.

Sobre o estado do mar, o IPMA refere que estão previstas para a costa ocidental ondas de noroeste com cinco a sete metros, diminuindo para quatro a cinco metros a partir do final da tarde.

Para a costa sul, estão previstas ondas de sudoeste com um a dois metros, sendo dois a 2,5 metros no barlavento.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus centígrados em Lisboa, 14 no Porto e 17 em Faro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório