Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Há uma febre muito grande de revogar e suspender"

Líder do Conselho Nacional de Educação (CNE) discorda do imediatismo proposto pelo PCP na área da educação.

"Há uma febre muito grande de revogar e suspender"
Notícias ao Minuto

11:05 - 29/12/15 por Notícias Ao Minuto

País David Justino

O Partido Comunista Português pediu ao Governo o fim das atuais metas curriculares. A proposta é desvalorizada pelo atual líder do Conselho Nacional de Educação.

“A minha opinião é de que a suspensão não resolve nada. Essas coisas avaliam-se e melhoram-se”, refere David Justino ao Diário de Notícias, acrescentando que “aquilo que se deve fazer é uma avaliação rigorosa da eficácia das metas”.

“Isso passa por identificar qual é o problema, saber que implicações este tem e depois encontrar soluções e alterar. (…) Ninguém consegue fazer coisas logo na perfeição. Tem de ser feita uma avaliação exaustiva e ver o que tem de ser melhorado”, acrescenta.

Sobre a proposta comunista em criar um período de reflexão e um diálogo com toda a comunidade educativa, David Justino alerta que “se se faz um debate com base apenas no senso comum, esse debate produz maus resultados”. “Penso que o processo deverá passar por uma comissão especializada que, junto das escolas, vá ver como essas metas estão a ser apropriadas, como estão a ser aplicadas e em que contexto”, contrapõe.

As críticas ao PCP estenderam-se ao facto de, diz David Justino, querer ‘cortar’ o legado de Nuno Crato ‘pela raiz’. “Há uma febre muito grande de revogar e de suspender. A educação não pode andar sempre neste para, arranca. O que é necessário é, antes de revogar, identificar o problema, saber qual é o problema, fazer uma avaliação rigorosa com base em gente que sabe do assunto, falando com as pessoas, avaliar e depois propor ao ministério”, conclui o antigo ministro da Educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório