Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Cerca de 3.000 portugueses em estudo sobre satisfação nas cidades

Cerca de 3.000 portugueses vão participar num estudo sobre cidades e concelhos onde se vive com maior satisfação, desenvolvido pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), em parceria com uma universidade espanhola.

Cerca de 3.000 portugueses em estudo sobre satisfação nas cidades
Notícias ao Minuto

13:45 - 13/04/15 por Lusa

País Participação

A recolha de dados deve estar concluída em junho, informou a coordenação do estudo, acrescentando que se espera "um envolvimento (...) de cerca de 3.000 pessoas em Portugal".

O estudo do IPAM-Aveiro e da Universidad Rey Juan Carlos, de Madrid, visa "apurar a satisfação dos cidadãos em relação à cidade ou local onde vivem, tendo em conta fatores como o custo de vida, rede de transportes, oportunidades de emprego e segurança até à oferta de serviços nas áreas da cultura, educação e saúde".

Baseado num inquérito, o estudo vai permitir a criação de um Índice de Satisfação dos Cidadãos, baseado na vivência real dos habitantes de determinado local.

O inquérito está disponível no endereço www.cidades2015.pt.

O IPAM-Aveiro pretende que esta ferramenta possa ser usada pelos organismos públicos e privados dos dois países, na implementação de políticas eficazes e na monitorização dos seus efeitos.

No futuro, o estudo "irá permitir entender melhor os sentimentos que as pessoas têm" em relação ao lugar onde vivem e dar "uma perceção de como a satisfação dos cidadãos pode ter influência na sua relação com a sua cidade, na maneira como a vivem e também como a promovem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório