Lisboa - e todo o país -, acordou de luto. O descarrilamento do icónico Elevador da Glória provocou, na tarde de quarta-feira, uma das maiores tragédias que a cidade já assistiu.
Ao todo, 16 pessoas morreram e mais de 20 pessoas estão feridas. Entre as vítimas mortais estão cinco portugueses, havendo ainda seis pessoas nos cuidados intensivos.
Foram abertas várias investigações para apurar o que se passou ao certo. Enquanto isso, todos ascensores de Lisboa foram parados.
O Governo decretou um dia de luto nacional para hoje. Já a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal.
O Elevador da Glória é gerido pela Carris e liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros.
Destaques
- há 12 horas
- há 14 horas
- há 14 horas
- há 15 horas
- há 15 horas
- há 17 horas
Em direto
Fim de cobertura
Daniela Filipe há 8 horas
Boa noite. Terminamos aqui esta cobertura AO MINUTO sobre o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa. Obrigada desde já por ter estado desse lado.
PJ, INEM, hospitais: "Todos estiveram à altura do país que podíamos ser"
Ana Teresa Banha há 9 horas
O antigo Ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes comentou o acidente no Elevador da Glória, que tirou a vida a 16 pessoas, deixando outras feridas.
"Portugal é, de facto, extraordinário perante situações de resposta crítica. E não vale a pena iludir: os médicos, enfermeiros, hospitais, INEM, a PSP, a PJ: todos estiveram à altura daquele país que nós imaginamos que podíamos ser efetivamente se tivéssemos feito aquilo que não fizemos até agora", começou por dizer, no seu espaço de comentário na CNN Portugal.
Recusando 'participar' no "ping-pong" de atribuição de culpas que estava a ser discutido no painel, o antigo responsável pela pasta da Saúde lembrou que Portugal passou por uma época de desinvestimento nos serviços públicos, sim, nomeadamente, pós-crise financeira de 2008-2011, quando, admite, "Governo na altura foi forçado a contração financeira".
"PS e AD têm ambos responsabilidades: o que faltou foi fazer aquilo que falta, que é [saber] qual é o modelo de Estado que Portugal quer", considerou, dizendo que mesmo hoje com a Reforma do Estado o que se discute "não é o modelo de Estado estratégico nem de administração, é uma espécie de jogo do Lego: uma peça aqui, outra peça ali, para que mudando alguma coisa pareça que se está a mudar a lógica de fundo"
Alexandra Leitão: "Não peço demissão de Carlos Moedas"
Ana Teresa Banha há 10 horas
A candidata à Câmara Municipal de Lisboa Alexandra Leitão falou acerca do acidente no Elevador da Glória, reforçando que dar o apoio necessário a todos os que foram envolvidos nesta situações, nomeadamente, apoio psicológico aos familiares.
Questionada na SIC Notícias acerca do que poderia ter sido feito de forma diferente nesta situação, Alexandra Leitão apontou que "honrar as vítimas também é obter esclarecimentos, também é fazer averiguações, apurar responsabilidades", a seguir à fase de luto.
"Responsabilidades podem ser técnicas e políticas. Se estivesse na posição de Carlos Moedas não teria feito uma declaração sem direito a perguntas. É algo a que o Governo já nos vinha habituando e que agora também Carlos Moedas fez uma declaração sem direito a perguntas. Uma declaração que deixou muitas interrogações, mas pode ser que ainda haja outro momento", considerou, dizendo que os esclarecimentos eram importantes para "todos os que usam a Carris e, em especial, todos os elevadores, que estão parados".
"Não sei se Carlos Moedas tem outras informações que não deu. Neste momento, tendo em conta que, tanto quanto vejo, não se sabe o que se passou no elevador da Glória, penso que suspender é uma medida correta - embora também signifique que também não há certezas ao estado de manutenção daqueles", apontou.
Rejeitando que quisesse que Carlos Moedas saísse prejudicado nas Autárquicas devido a esta situação, Alexandra Leitão afirmou: "Não peço a demissão de Carlo Moedas, ao contrário do que o próprio fez em 20201 em relação a Fernando Medina quando disse que 'erros técnicos têm de ter consequências políticas'. Com a moderação que me é conhecida, não peço a demissão."
Histórico de manutenção será analisado exaustivamente, assegura GPIAAF
Lusa há 11 horas
O historial de manutenção e supervisão do elevador da Glória será analisado exaustivamente pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF), que vai contar com ajuda externa na sua investigação.
Em conferência de imprensa na sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, o coordenador do GPIAAF, Nelson Oliveira disse que será analisado "tudo o que seja relevante para a investigação".
Palestina envia "mais profundas condolências" a Portugal pelo acidente
Lusa há 11 horas
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina endereçou hoje as suas "mais profundas condolências" a Portugal pelo acidente de quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, desejando "rápida recuperação aos feridos".
Marcelo envia condolências aos chefes de Estado dos países afetados
Tomásia Sousa há 11 horas
O Presidente da República enviou já cartas de condolências aos chefes de Estado dos países afetados pelo acidente com o Elevador da Glória.
Numa nota publicada no site da Presidência, é referido que Marcelo Rebelo de Sousa "tem enviado cartas aos seus homólogos dos países que viram cidadãos nacionais diretamente afetados pelo acidente". Nas mesmas, o chefe de Estado tem expressado "consternação e dor" perante o grande número de mortos e feridos "neste muito grave acidente".
"Transmitiu o profundo pesar e solidariedade do povo português para com as vítimas e as suas famílias, bem como os desejos de rápido restabelecimento aos feridos", detalha ainda a missiva.
Reboques no local
Tomásia Sousa há 11 horas
Dois reboques acabam de chegar ao local do acidente, na Calçada da Glória, conforme mostram pelas 20h55 as televisões. Tudo indica que os trabalhos para remoção da cabine que descarrilou irão prosseguir noite dentro.
© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
Seguradoras querem "chegar o mais rapidamente possível" a quem precisa
Lusa há 12 horas
O presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), José Galamba de Oliveira, disse hoje que as seguradoras envolvidas no pagamento de indemnizações relativas ao descarrilamento do elevador da Glória querem "chegar o mais rapidamente possível" a quem precisa.
Em declarações à Lusa, o responsável explicou que estarão vários tipos de seguros envolvidos na ajuda e compensações às vítimas, começando pelo "seguro principal, que é o seguro da Carris, que está colocado junto da seguradora Fidelidade".
Governo dos Açores manifesta pesar e solidariedade
Lusa há 12 horas
O Governo Regional dos Açores manifestou hoje pesar e solidariedade pelo trágico acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 16 pessoas, segundo o vice-presidente Artur Lima.
Marcelo e Montenegro no local do acidente
Ana Teresa Banha há 12 horas
Marcelo e Montenegro estão agora no local do acidente, próximo da igreja onde se realizou a missa, para prestar homenagem às vítimas.
© REUTERS/Pedro Nunes
© REUTERS/Pedro Nunes
Marcelo: Lisboa e Portugal são terra de "vida, paz e segurança"
Ana Teresa Banha há 12 horas
O Presidente da República fala à saída da missa: "Estamos num dia de luto nacional. É um luto de Lisboa, mas um luto de Portugal."
"É uma hora de luto e na hora de luto nós estamos perante uma hora em que antes do mais há que chorar os mortos", afirmou, dizendo que isto poderia ser feito por aqueles que são crentes e não crentes, assim como por todas as vítimas.
"Em segundo lugar, é hora de se cuidar dos feridos", afirmou, sublinhando que grande parte destes cuidados esteve "a cargo do Estado, entidades públicas".
Agradecendo a todos aqueles que estiveram presentes, dos bombeiros a todos os outros operacionais afirmou: "É uma hora de dar palavra a representantes do Estado. "É hora de exigência e responsabilidade, que significa o apuramento das causas. O mais rápido que seja possível", acrescentou, reforçando: "Quanto mais rápido, melhor para todos nós".
Por último, Marcelo sublinhou que foi importante suspender o funcionamento de outros funiculares, e que é preciso "aprender para o futuro".
O Presidente considerou que "Lisboa e Portugal são terra de vida, paz, segurança e por isso mesmo entendemos que vale a pena afirmar que essa vida, segurança e paz, exista e vai existir. A exigência e responsabilidade levam a apurar o que se passou."
Primeiro-ministro de Cabo Verde envia condolências após mortes em Lisboa
Lusa há 12 horas
O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, enviou hoje uma carta ao seu homólogo português, Luís Montenegro, expressando condolências pelas perdas de vidas no descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos.
"Em nome do Governo de Cabo Verde e em meu nome próprio, expresso as minhas mais sentidas condolências pela perda de vidas", afirmou Ulisses Correia e Silva numa nota, acrescentando que o sentido de pesar é também extensivo às famílias das vítimas de outras nacionalidades envolvidas no acidente, incluindo uma cabo-verdiana.
Elevador da Glória: Alexandra Leitão exige "cabal esclarecimento"
Lusa há 12 horas
A cabeça de lista da coligação PS/Livre/BE/PAN à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, a socialista Alexandra Leitão, esteve hoje no local do acidente do Elevador da Glória, afirmando que o atual momento é "solidariedade e união".
"Queria ser muito clara quanto a que, neste primeiro momento, é um momento de solidariedade e união. Seguidamente, nos próximos dias que se seguem e início da próxima semana, são devidos esclarecimentos pelo próprio presidente da câmara [o social-democrata Carlos Moedas] e, naturalmente, pela empresa municipal Carris", afirmou Alexandra Leitão, após depositar uma coroa de flores junto ao local onde, na quarta-feira à tarde, ocorreu o descarrilamento do elevador da Glória.
Guiné-Bissau expressa solidariedade e sentimento de luto com Portugal
Lusa há 13 horas
O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, expressou solidariedade a Portugal, partilhando o sentimento de luto com o acidente que fez 16 mortos e 22 feridos no Elevador da Glória, em Lisboa.
Numa publicação feita hoje na página oficial da Presidência, o chefe de Estado guineense refere que foi recebida em Bissau "com profunda tristeza e consternação a notícia do trágico acidente ocorrido ontem [quarta-feira] em Lisboa, com o Elevador da Glória, que vitimou dezenas de pessoas e deixou vários feridos".
Missa pelas vítimas já começou: Marcelo, Montenegro e mais presentes
Ana Teresa Banha há 13 horas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já se encontra na Igreja de São Domingos, em Lisboa, onde às 19 horas começou a missa pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória. Ao seu lado está o primeiro-ministro, Luís Montenegro, assim como o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. A missa começa agora às
Na igreja estão também ministros como Paulo Rangel, responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, Ana Paula Martins, Ministra da Saúde, ou o Ministro da Defesa, Nuno Melo.
A missa é celebrada pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
Após tragédia em Lisboa, partidos cancelam ações mas PCP mantém Avante!
Lusa há 14 horas
A maioria dos partidos com representação parlamentar cancelou ou adiou as iniciativas previstas para os próximos dias na sequência do acidente com o elevador da Glória, tendo apenas o PCP mantido as suas ações na Festa do Avante!.
Após o descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos, vários partidos começaram a anunciar o cancelamento das iniciativas previstas para os próximos dias.
Santa Casa confirma morte de quatro trabalhadores no acidente em Lisboa
Lusa há 14 horas
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa confirmou hoje que quatro das 16 pessoas que morreram na sequência do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, trabalhavam nesta instituição.
Através de uma nota enviada às redações, a Santa Casa lamentou a morte dos quatro trabalhadores e adiantou que outros dois trabalhadores permanecem hospitalizados.
"A família Santa Casa está de luto e as palavras não chegam para expressar a enorme tristeza que nos une neste momento de dor e consternação", lê-se no comunicado, que acrescenta que a Misericórdia de Lisboa vai celebrar, esta sexta-feira, uma missa na Igreja de São Roque, pelas 12h30, "em homenagem aos trabalhadores que foram vítimas nesta tragédia".
"Não está excluído nada", diz diretor da PJ
Daniela Filipe há 14 horas
O diretor da PJ apontou que "não está excluído nada" no que diz respeito à investigação, escusando-se a tecer mais comentários.
Relatório preliminar será publicado no prazo de 45 dias
Daniela Filipe há 14 horas
O diretor do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), Nelson Oliveira, assegurou que um relatório preliminar dos peritos será publicado no prazo de 45 dias.
A recolha de indícios decorreu entre as 8h30 e as 13h00, tendo os equipamentos sido levados para um "local seguro".
Luís Neves, por seu turno, apontou que a recolha de indícios no local foi dada como terminada.
Autópsias às 16 vítimas mortais foram concluídas esta tarde
Daniela Filipe há 14 horas
O presidente do Instituto de Medicina Legal, Francisco Côrte-Real, revelou que as autópsias às 16 vítimas mortais foram concluídas até esta tarde de quinta-feira, sendo que o organismo pretendia "minorar o sofrimento das famílias".
O responsável deu conta de que foi acionada uma equipa de desastres de massa desde o primeiro momento, contando com a colaboração de técnicos de vários pontos do país. Foi, assim, possível realizar as autópsias a partir da meia-noite.
Feridos ligeiros já tiveram alta. Um dos feridos graves morreu
Daniela Filipe há 14 horas
O diretor executivo do SNS apontou que os hospitais receberam 23 vítimas do acidente, entre elas 13 feridos ligeiros e 10 graves. Um destes acabou por morrer e ainda não foi identificado.
Seis feridos continuam em cuidados intensivos e três apresentam uma "evolução favorável", sendo que os feridos ligeiros já tiveram todos alta, disse Álvaro Almeida.
Entre os feridos graves, encontram-se três portugueses, um alemão, um sul-coreano, uma suíça, uma cabo-verdiana e uma marroquina.
Linha de apoio da PJ recebeu "mais de 200 chamadas nas primeiras horas"
Daniela Filipe há 14 horas
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, deu conta de que a linha de apoio estabelecida pelas autoridades recebeu "mais de 200 chamadas logo nas primeiras horas", o que permitiu dar informação aos familiares das vítimas do acidente no Elevador da Glória, em Lisboa.
Depois de tecer as suas condolências e de exaltar o trabalho dos serviços de emergência, o responsável deu conta de que foram identificados "com elevado grau de certeza" dois cidadãos canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um alemão. Faltam identificar três vítimas.
Acompanhe aqui a conferência de imprensa da PJ
Daniela Filipe há 15 horas
A Policia Judiciária (PJ) presta esclarecimentos às 18h00.
FPF anuncia minuto de silêncio após acidente do Elevador da Glória
Lusa há 15 horas
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje um minuto de silêncio em todos os jogos das competições por si organizadas, a partir de hoje e até 9 de setembro, em memória das vítimas do descarrilamento do elevador da Glória.
Numa nota divulgada na sua página oficial, o organismo "manifesta o seu profundo pesar pela tragédia ocorrida no elevador da Glória, em Lisboa" , e refere que "se associa, desta forma, ao sentimento de luto nacional, prestando a homenagem às vítimas desta tragédia".
Já foram identificadas 8 vítimas mortais
Daniela Filipe há 15 horas
A Procuradoria-Geral da República (PGR) avançou, esta quinta-feira, que já foram identificadas oito vítimas mortais do acidente com o Elevador da Glória, que decorreu na quarta-feira.
"Em cumprimento dos protocolos internacionais e nacionais previstos para identificação de vítimas mortais em casos de catástrofe, que obedece a elevados critérios de exigência, foi possível, até ao momento, identificar oito vítimas mortais, cinco de nacionalidade portuguesa, duas de nacionalidade coreana e uma de nacionalidade suíça", lê-se, num comunicado enviado às redações.
A missiva deu conta de que "estão em curso os procedimentos para identificação das restantes oito".
Ex-árbitro de voleibol entre as vítimas da tragédia do Elevador da Glória
Davide Rodrigues Araújo há 15 horas
Já foi revelada, esta quinta-feira, a identidade de mais uma das 16 vítimas mortais que morreram no descarrilamento do Elevador da Glória na tarde de ontem. Trata-se de Pedro Manuel Alves Trindade, que fez parte da direção da Federação Portuguesa de Voleibol, onde também exerceu funções de árbitro da modalidade.
Em comunicado oficial de nota de pesar, a FPV revelou estar "profundamente consternada com a tragédia, que vitimou um antigo membro da sua comunidade".
Leia a notícia na íntegra aqui.
Elevador da Glória já tinha descarrilado em 2018. "Ninguém disse nada"
Natacha Nunes Costa há 15 horas
As razões que levaram ao descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, na quarta-feira, 3 de setembro, ainda estão por apurar. No entanto, nas redes sociais (e não só) há dedos já apontados, que recordam a falta de investimento na Carris, empresa municipal responsável pelo ascensor acidentando, que fez 16 vítimas mortais e mais de 20 feridos.
Basta uma pequena pesquisa para perceber que muitos internautas foram rebuscar notícias já antigas sobre o tema em questão.
Leia a notícia na íntegra aqui.
Câmara de Oleiros lamenta morte de guarda-freio natural do concelho
Lusa há 15 horas
A Câmara de Oleiros lamentou hoje a morte do guarda-freio André Marques, natural do concelho, que estava ao serviço do elevador da Glória, em Lisboa, que descarrilou na quarta-feira e provocou a morte de 16 pessoas.
Numa nota de pesar publicada na página na Internet daquele município do distrito de Castelo Branco, o presidente do Município de Oleiros, Miguel Marques, e o restante executivo "apresentam sentidas condolências à família e amigos de André Jorge Gonçalves Marques", que foi, "infelizmente, uma das vítimas mortais" do acidente.
Carris fez ajuste direto por 5 meses com empresa de manutenção
Lusa há 15 horas
A Carris fez um ajuste direto com a empresa que atualmente assegura a manutenção dos elevadores e ascensores de Lisboa por cinco meses, depois de o contrato público para esse efeito ter terminado no final de agosto.
"É o tempo necessário para lançar novo concurso público", justificou o presidente da Carris, em conferência de imprensa, recordando que o anterior concurso "ficou deserto".
Pedro de Brito Bogas adiantou que um novo concurso público será lançado ainda este mês.
Reis de Espanha manifestam solidariedade "com o povo amigo de Portugal"
Lusa há 16 horas
Os reis de Espanha manifestaram hoje solidariedade "com o povo amigo de Portugal" por causa do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 16 pessoas.
Fontes da Casa Real de Espanha, citadas pelas agências de notícias EFE e Europa Press, indicaram que Felipe VI e Letizia enviaram um telegrama ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que expressaram "solidariedade e a do povo espanhol com o povo amigo de Portugal".
Os reis de Espanha pediram a Marcelo Rebelo de Sousa para fazer chegar "o seu afeto e apoio às famílias das vítimas".
Livre adia congresso autárquico deste fim de semana no Porto
Lusa há 16 horas
O Livre adiou hoje o seu congresso autárquico que estava agendado para este fim de semana, no Porto, e que iria assinalar a rentrée política do partido, após o descarrilamento mortal do elevador da Glória, em Lisboa.
Fonte oficial do partido confirmou à Lusa que o XVI Congresso do Livre foi adiado, com nova data ainda a definir.
Esta reunião magna estava marcada para o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e teria intervenções dos candidatos para as eleições autárquicas e dos porta-vozes Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes.
"Avaliámos essas inspeções e o nosso parecer é que foram bem efetuadas"
Daniela Filipe há 16 horas
O presidente da Carris, Pedro Bogas, assegurou, esta quinta-feira, que a empresa já abriu um inquérito interno ao acidente que vitimou 16 pessoas e feriu mais de 20, no Elevador da Glória, em Lisboa.
"Posso garantir que a segurança é uma prioridade absoluta da Carris há 152 anos", disse, ao mesmo tempo que informou que a entidade abriu "um inquérito interno, para o qual [contará] com consultores externos".
A Carris está, também, a "prestar toda a colaboração a todas as entidades competentes", e os equipamentos serão alvo de uma "rigorosa inspeção técnica feita por uma entidade externa nos próximos dias".
"A manutenção dos ascensores está externalizada pelo menos desde 2007", recordou.
E complementou: "Avaliámos essas inspeções e o nosso parecer é que foram bem efetuadas."
O responsável deu ainda conta de que o investimento em manutenção aumentou e que as "inspeções periódicas mantiveram-se sem qualquer falha". O presidente da Carris apontou, além disso, que será feita uma inspeção extraordinária nos ascensores da Lavra e Bica.
Pedro Bogas garantiu que tanto a empresa MAIN, como os responsáveis pela manutenção dos elevadores "estão certificados" para este tipo de serviço. Fornecem, também, peças para os equipamentos, uma vez que "são muito antigos".
"Do que já apurámos, a lotação era inferior à máxima do veículo, de 40 pessoas", disse ainda, e sublinhou que a Carris será "intransigente".
Assembleia Municipal do Funchal manifesta solidariedade às famílias
Lusa há 16 horas
A Assembleia Municipal do Funchal manifestou hoje pesar pelo "trágico acidente" ocorrido na quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos.
"O presidente da Assembleia Municipal do Funchal [José Luís Nunes] e os deputados municipais manifestam o mais profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa", lê-se num 'email' dirigido à presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse.
PCP exige apuramento rápido de responsabilidades sobre acidente em Lisboa
Lusa há 16 horas
O vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa João Ferreira manifestou hoje condolências pelas 16 vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, ocorrido na quarta-feira, e defendeu o apuramento rápido de causas e responsabilidades.
"Quero, em nome dos vereadores do PCP, em nome da CDU, manifestar as nossas profundas e sentidas condolências às vítimas desta tragédia, 16 delas vítimas mortais, mais de 20 feridos, e desejar um pronto restabelecimento a todos os hospitalizados", afirmou o vereador comunista, em declarações esta tarde à entrada do edifício da Câmara de Lisboa.
Destroços do Elevador da Glória começam a ser removidos
Daniela Filipe há 16 horas
© Notícias ao Minuto
© Notícias ao Minuto
© Notícias ao Minuto
Primeiro-ministro britânico apresenta condolências a Portugal
Lusa há 17 horas
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, apresentou hoje condolências a Portugal pelo acidente de quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, durante uma reunião com líderes internacionais, incluindo o homólogo português, Luís Montenegro.
A declaração foi feita durante a intervenção hoje de manhã por videoconferência durante a abertura da reunião dos países que integram a coligação que se disponibilizou para contribuir para a segurança da Ucrânia no pós-guerra, liderada pelo Reino Unido e por França.
"O primeiro-ministro começou por apresentar as condolências do Reino Unido a Portugal, na sequência do trágico acidente ocorrido ontem [quarta-feira] à noite em Lisboa", referiu um comunicado do executivo britânico.
Ministro da Agricultura expressa "profunda solidariedade" e condolências
Daniela Filipe há 17 horas
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, expressou a "mais profunda solidariedade e sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas" do descarrilamento do Elevador da Glória, que provocou 16 mortos e vários feridos, na quarta-feira.
"Declaro o meu reconhecimento e agradecimento a todos os bombeiros, forças de proteção civil, forças de segurança, médicos e enfermeiros que, com dedicação e prontidão exemplares, acorreram de imediato e não hesitaram em interromper as suas férias para prestar auxílio nos hospitais", escreveu, na rede social X (Twitter).
O responsável considerou ainda que "este momento doloroso, que nunca deveria ter acontecido, revelou mais uma vez a coragem, a generosidade e a humanidade das forças de proteção civil, das forças de segurança e dos nossos profissionais de saúde".
Expresso a minha mais profunda solidariedade e sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas do trágico descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, que provocou a morte de 16 pessoas e deixou vários feridos graves, de diferentes nacionalidades.
— José Manuel Fernandes (@JMFernandesEU) September 4, 2025
Declaro o meu… pic.twitter.com/mbCP95Gcgn
CPLP manifesta profundo pesar e consternação pelo acidente do elevador
Lusa há 17 horas
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestou hoje o seu "profundo pesar e consternação" pelo descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos e vários feridos.
"Neste momento de luto por tão trágico acontecimento, expressamos a nossa solidariedade e apresentamos as mais sentidas condolências e conforto às famílias das vítimas, bem como votos de pronta recuperação a todos os feridos", lê-se no comunicado assinado pelo secretariado executivo da CPLP.
EGEAC-Lisboa Cultura cancela atividades após "trágico acidente"
Lusa há 17 horas
A EGEAC-Lisboa Cultura cancelou as atividades agendadas para os próximos dias, devido ao luto nacional e municipal declarado após o acidente registado na quarta-feira no Ascensor da Glória, que causou vários mortos e feridos.
Em concreto, foram adiadas todas as iniciativas previstas em espaço público durante os três dias de luto municipal (contados a partir de hoje), o que inclui o concerto do Coro e Orquestra Gulbenkian que abriria a iniciativa 'Festas na Rua', no próximo sábado, no Vale do Silêncio.
Em nota de imprensa, a empresa que gere os equipamentos e a animação culturais de Lisboa indica que "oportunamente serão divulgadas as novas datas" para os eventos adiados.
A EGEAC-Lisboa Cultura lamenta "profundamente o trágico acidente" e apresenta condolências aos familiares e amigos das vítimas do descarrilamento do Elevador da Glória.
PS adia Convenção Autárquica Nacional que assinala 'rentrée'
Lusa há 17 horas
A Convenção Autárquica Nacional do PS, a rentrée socialista marcada para sábado, foi adiada devido à gravidade do acidente com o Elevador da Glória, anunciou hoje à Lusa o líder do partido, insistindo na necessidade de apurar as responsabilidades.
"Em função da gravidade dos acontecimentos, tragicamente ocorridos em Lisboa, decidi adiar a Convenção Autárquica do PS", disse à Lusa José Luís Carneiro, adiantando que, se as condições logísticas o permitirem, esta convenção deverá realizar-se no dia 13 de setembro.
"É imperativo apurar com rigor as causas deste acidente", diz Ahresp
Lusa há 17 horas
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp) manifestou hoje "enorme consternação e tristeza" com o acidente no elevador da Glória, em Lisboa, salientando a importância de apurar as causas do ocorrido para evitar que se repita.
"É imperativo apurar com rigor as causas deste acidente. Apenas identificando o que falhou será possível implementar as correções necessárias e evitar que situações semelhantes se repitam, garantindo que Lisboa continua a ser um lugar seguro para quem a vive e visita", sustenta a Ahresp em comunicado.
Elevador da Glória foi alvo de inspeção na manhã do acidente
Daniela Filipe há 17 horas
O Elevador da Glória foi alvo de uma inspeção na manhã de quarta-feira, horas antes do acidente que provocou 16 mortos e mais de 20 feridos, avançou a SIC Notícias.
O mesmo meio adiantou que a inspeção teve início às 9h13 e terminou às 9h46, de acordo com um documento da empresa responsável pela manutenção do funicular.
A missiva concluiu que o ascensor tinha todas as condições para operar e que a mudança do cabo deveria de ser efetuada dali a 263 dias. Além disso, todos os parâmetro em análise receberam um 'ok' por parte dos técnicos.
Fectrans pede "rigoroso inquérito" a acidente do Elevador da Glória
Lusa há 17 horas
A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Telecomunicações - Fectrans pediu hoje um "rigoroso inquérito" às causas do descarrilamento do Ascensor da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos.
"Neste momento, a exigência que se coloca, além do acompanhamento aos feridos e aos familiares das vítimas mortais, é a de proceder a um rigoroso inquérito para apurar as causas e responsabilidades", refere a Fectrans em comunicado.
Para os sindicatos dos transportes, a investigação deverá "verificar as causas imediatas, mas também os efeitos das medidas gestionárias que optaram pela externalização do serviço de manutenção, assim como verificar os relatos transmitidos pelos trabalhadores e o seguimento ou medidas adotadas na sequência dos mesmos".
Associação de Freguesias demonstra "profundo pesar"
Lusa há 17 horas
A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) manifestou hoje "o seu profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no elevador da Glória, em Lisboa", na quarta-feira, que causou 16 mortos e duas dezenas de feridos.
Num comunicado, a Anafre expressou a sua "solidariedade às famílias e amigos das vítimas, bem como a todos os que, de forma direta ou indireta, foram afetados por esta tragédia".
A associação representativa das freguesias quis também demonstrar o seu "reconhecimento às equipas de emergência, proteção civil e demais entidades que prontamente acorreram ao local e continuam a prestar apoio".
A Anafre compromete-se a acompanhar, em articulação com as demais autoridades competentes, "todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos e prevenir a repetição de acidentes desta natureza".
Presidente da Alemanha consternado com tragédia do Elevador da Glória
Lusa há 17 horas
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, expressou hoje condolências ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo acidente na quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos.
Steinmeier disse ter recebido "com grande consternação" a notícia do trágico acidente.
"Partilhamos o luto e a dor nestas horas tão difíceis", escreveu na mensagem endereçada a Marcelo Rebelo de Sousa, citada pela agência de notícias espanhola EFE.
PSD, Chega e CDS-PP cancelam eventos políticos no fim de semana
Lusa há 18 horas
O PSD cancelou hoje a convenção autárquica agendada para domingo, o Chega uma manifestação e o CDS-PP a sua rentrée política, ambas previstas para sábado, após o acidente mortal com o elevador da Glória, em Lisboa.
"Momento de união". Montenegro pede que não haja aproveitamento político
Lusa há 18 horas
O primeiro-ministro afirmou hoje que "Portugal está unido" após o acidente do elevador da Glória, em Lisboa, que provocou pelo menos 16 mortos e pediu que este não seja utilizado "para manobras de aproveitamento político".
Luís Montenegro falava no final da reunião do Conselho de Ministros, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que participou na parte final do encontro.
Este é um momento de união. Esta tragédia não pode nem deve ser usada para alimentar divisões ou manobras de aproveitamento político. Vamos apurar todas as responsabilidades com sentido de respeito por todos aqueles que sofreram e sofrem os efeitos deste acidente", apelou.
GPIAAF concluiu perícias no local e remete informações para sexta-feira
Lusa há 19 horas
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), em conjunto com outras entidades, concluiu as perícias no local do descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, remetendo informações para sexta-feira.
"I GPIAAF, em conjunto com a Polícia Judiciária (PJ) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) terminou a recolha de indícios no local. Durante a tarde de amanhã [sexta-feira] vai publicar uma Nota Informativa a dar conta das constatações iniciais e da orientação que a investigação irá prosseguir", avançou hoje à agência Lusa fonte deste organismo público.
Proteção Civil de Lisboa corrige número de vítimas mortais para 16
Lusa há 19 horas
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
"Com base nas fontes disponíveis, foi informado o falecimento de duas vítimas, durante esta noite, nos hospitais. Esta informação não está correta, tendo-se apurado uma duplicação de um registo, pelo que se corrige e esclarece que faleceu uma pessoa esta noite no Hospital de São José, havendo assim a lamentar 16 vítimas mortais, e não 17 como informado esta manhã", refere uma nota da responsável pela Proteção Civil de Lisboa enviada à agência Lusa.
Margarida Castro Martins lamenta ainda o lapso.
Montenegro revela que há 16 mortos e cinco feridos críticos
Márcia Guímaro Rodrigues há 19 horas
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou que estão confirmados 16 mortos e cinco feridos em estado crítico no acidente de quarta-feira com o Elevador da Glória.
O número foi revisto em baixa, uma vez que o anterior balanço dava conta de 17 vítimas mortais.
"Portugal foi abalado por um terrível acidente. Esta é uma das maiores tragédias humanas da nossa história recente. Segundo os últimos dados confirmados, temos a confirmar 16 vítimas mortais e cinco feridos em estado crítico", afirmou, em conferência de imprensa.
"Não estão sozinhos". Montenegro promete "resposta célere" de autoridades
Márcia Guímaro Rodrigues há 19 horas
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou esta quinta-feira que as vítimas do descarrilamento do Elevador da Glória "não estão sozinhas" e manifestou um "profundo agradecimento e reconhecimento" aos serviços de emergência.
"Neste momento de dor, nenhuma palavra será suficiente para apaziguar a vossa perda nem para preencher o vazio que se abriu com quem partiu. Mas quero que saibam, em nome do Estado português, que não estão sozinhos. O país inteiro partilha a vossa dor. Estamos perante um momento que exige solidariedade e união", afirmou, em conferência de imprensa.
Montenegro disse estar "desde a primeira hora a acompanhar a evolução da situação" e prometeu uma "resposta o mais célere possível de todas as entidades e autoridades públicas envolvidas".
O governante manifestou ainda "profundo agradecimento e reconhecimento" pela "rápida resposta" dos serviços de emergência, destacando que "permitiu salvar vidas e evitar que a tragédia assumisse proporções maiores e mais devastadoras".
Segundo Montenegro, o Instituto de Medicina Legal "está a trabalhar incansavelmente com o objetivo de concluir o mais rápido possível todas as autópsias" para entregar os corpos às famílias. A companhia aérea TAP "também já se disponibilizou para prestar todo o apoio" às vítimas e familiares.
"Este trágico acidente que afetou o nosso país ultrapassa fronteiras e é uma dor que não tem nacionalidade", frisou, agradecendo as "mensagens de solidariedade e condolências" de "vários chefes de governo e de Estado".
Moedas anuncia "investigação externa" para apurar causas do acidente
Márcia Guímaro Rodrigues há 19 horas
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou esta quinta-feira que será feita uma "investigação externa" para apurar as causas do descarrilamento do Elevador da Glória.
"A cidade precisa de respostas. Sou, em nome dos lisboetas, o primeiro interessado em que tudo seja apurado", disse, em conferência de imprensa.
Líder do PS/Açores manifesta "profundo pesar" e "sentidas condolências"
Lusa há 19 horas
O líder do PS/Açores, Francisco César, expressou hoje "profundo pesar" e endereçou "sentidas condolências" às famílias das vítimas do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 17 pessoas.
Numa nota de pesar divulgada hoje pelo partido, Francisco César "manifesta profundo pesar pela tragédia ocorrida em Lisboa, endereçando sentidas condolências às famílias das vítimas e desejando rápidas melhoras a todos os feridos".
"Este é um momento de enorme tristeza para todos nós. Quero deixar uma palavra de solidariedade às famílias das vítimas e de força a todos os que estão a atravessar este momento tão difícil", afirmou o líder do PS açoriano.
O PS/Açores "associa-se à dor que atinge a cidade de Lisboa e todo o país" e, por motivos de luto nacional, cancelou a agenda prevista para o dia de hoje.
Ordem dos Médicos disponibiliza apoio às entidades de saúde
Lusa há 19 horas
O bastonário da Ordem dos Médicos expressou hoje a "mais profunda solidariedade" às famílias das vítimas do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, e manifestou a disponibilidade da Ordem aos responsáveis das entidades de saúde.
"Perante a tragédia do grave acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, não posso deixar de expressar a minha consternação e mais profunda solidariedade às famílias das vítimas mortais, aos feridos graves e ligeiros e a todos os que enfrentam este momento de dor e incerteza", referiu Carlos Cortes, numa mensagem publicada na rede social Facebook.
Leia mais aqui
Seleção Nacional começou treino com homenagem às vítimas
Natacha Nunes Costa há 19 horas
A Seleção Nacional de Futebol começou o treino desta quinta-feira com um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente do Elevador da Glória.
Nas redes sociais, a Federação Portuguesa de Futebol partilhou um vídeo do momento.
"A Federação Portuguesa de Futebol associa-se à dor e consternação provocadas pelo trágico acidente ocorrido em Lisboa. Antes do treino, a Seleção AA homenageou as vidas de quem foi atingido pela tragédia do Elevador da Glória. Os nossos pensamentos estão com os familiares das vítimas e com todos os afetados por esta tragédia", tweetaram.
A Federação Portuguesa de Futebol associa-se à dor e consternação provocadas pelo trágico acidente ocorrido em Lisboa.
— Portugal (@selecaoportugal) September 4, 2025
Antes do treino, a Seleção AA homenageou as vidas de quem foi atingido pela tragédia do Elevador da Glória.
Os nossos pensamentos estão com os familiares das… pic.twitter.com/7DTxBtLrkB
Papa Leão XIV reage. "Sentidas condolências e proximidade espiritual"
Natacha Nunes Costa há 20 horas
O Papa Leão XIV enviou, esta quinta-feira, uma mensagem de "sentidas condolências" pelo acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa.
Num telegrama em nome do Sumo Pontífice, assinado pelo cardeal Pietro Parolin (secretário de Estado do Vaticano) e dirigido ao patriarca de Lisboa, Rui Valério, Leão XIV pede a este "que transmita às famílias enlutadas sentidas condolências, bem como a sua proximidade espiritual".
“Ao mesmo tempo, implora do Céu o completo restabelecimento dos feridos, e a força da esperança cristã para quantos forma atingidos por esse desastre", lê-se na mesma nota.
"O Santo Padre lembra com especial gratidão aqueles que trabalharam nas operações de socorro e a todos, especialmente aos familiares dos falecidos, concede uma reconfortante bênção apostólica", conclui.
Populares depositam flores no local do acidente
Natacha Nunes Costa há 20 horas
Vários populares prestaram homenagem, esta quinta-feira, às vítimas do acidente com o Elevador da Glória, deixando flores e velas no local onde a estrutura descarrilou.
Homenagens junto ao Elevador da Glória© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
Carris faz conferência de imprensa às 16h
Natacha Nunes Costa há 20 horas
A Carris, empresa responsável pela gestão do Elevador da Glória, faz uma conferência de imprensa às 16h, avança a SIC Notícias.
Presidente cabo-verdiano manifesta solidariedade após acidente em Lisboa
Lusa há 20 horas
O Presidente cabo-verdiano expressou hoje "solidariedade ao povo de Portugal" na sequência do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 17 pessoas e em que um cabo-verdiano ficou ferido.
Numa publicação na página oficial do Facebook, José Maria Neves disse que telefonou o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, "apresentando-lhe toda a solidariedade, em seu nome e no do povo cabo-verdiano".
O chefe de Estado acrescentou que, segundo os dados atualizados do trágico acidente, há um cidadão cabo-verdiano entre as vítimas.
Leia mais aqui
Passageiro de Elevador da Glória disse à mulher: "Já vamos morrer todos"
Natacha Nunes Costa há 20 horas
Abel Esteves viajava com a mulher na cabine do Elevador da Glória que estava na parte de baixo dos carris, junto aos Restauradores, e que ia subir rumo ao Bairro Alto, quando o trágico acidente que fez 17 mortos ocorreu, ao final da tarde de quarta-feira, 3 de setembro.
Aos jornalistas presentes no local, na manhã de hoje, o passageiro descreveu os momentos de pânico.
"Éramos só três portugueses naquele elétrico, o resto era tudo estrangeiro. Ia para casa com a minha mulher, moro no Bairro Alto", contou.
Segundo esta testemunha, que fez o relato com voz embargada e lágrimas nos olhos, o seu elétrico arrancou, andou "três ou quatro metros e depois ouviu-se um estrondo. Pensei que ia morrer".
""Já vamos morrer todos, disse à minha mulher", confessou Abel.
O idoso não tem dúvidas que se o elevador que vinha a descer não tivesse embatido num prédio, o número de mortes teria sido ainda maior, uma vez que poderia colidir com a segunda cabine. "Se não tivesse ficado na curva, morríamos todos", sublinhou.
Primeiro-ministro faz declarações no final do Conselho de Ministros
Lusa há 20 horas
O primeiro-ministro falará hoje no final do Conselho de Ministros, em São Bento, na sequência do acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos, disse à Lusa fonte do seu gabinete.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participa hoje na reunião do Conselho de Ministros a convite de Luís Montenegro e deverá também prestar declarações.
O Governo decretou um dia de luto nacional, que se cumpre hoje Já a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal.
Praça dos Restauradores enche-se de jornalistas e curiosos
Lusa há 20 horas
A Praça dos Restauradores, junto ao Elevador da Glória, em Lisboa, onde na quarta-feira descarrilou o ascensor, provocando a morte de 17 pessoas, está esta manhã com um grande número de jornalistas e curiosos.
"Foi criado um perímetro de segurança e no local, além dos jornalistas, muitos dos quais estrangeiros, encontram-se elementos da PSP, Sapadores de Bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica, Proteção Civil, Polícia Judiciária e Polícia Municipal.
Leia mais aqui
Confederação do Turismo envia condolências às famílias das vítimas
Lusa há 20 horas
A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) prestou hoje condolências às famílias e amigos das vítimas do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, na quarta-feira.
"Neste momento de dor profunda, expressamos as nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, solidarizando-nos com todos os que foram afetados por esta terrível ocorrência", reagiu a CTP num comunicado enviado às redações.
Comissão Europeia apresenta "condolências" às famílias das vítimas
Lusa há 20 horas
A Comissão Europeia apresentou hoje as "mais profundas condolências" às famílias e amigos das vítimas do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 17 pessoas.
"Em nome de toda a Comissão [Europeia] e da nossa principal porta-voz, Paula [Pinho, que é portuguesa], endereçamos as mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas do acidente trágico que ocorreu ontem [quarta-feira] em Lisboa e desejamos uma recuperação rápida a todos os feridos", disse a porta-voz Arianna Podestà, em conferência de imprensa em Bruxelas.
Leia mais aqui
Dois trabalhadores da Misericórdia entre os mortos. Há mais entre feridos
Natacha Nunes Costa há 21 horas
Dois funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa morreram no acidente do Elevador da Glória, na tarde de quarta-feira, 3 de setembro.
Além deles, outros três colaboradores da instituição terão ficado feridos no trágico acidente.
Foi com profunda consternação que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa recebeu ontem ao final da tarde a notícia do trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória. Uma tragédia que tocou diretamente a nossa Instituição. (1/4) pic.twitter.com/ArteAIrIOJ
— SANTA CASA (@SantaCasaLisboa) September 4, 2025
Ferido com nacionalidade coreana é uma mulher de 40 anos
Márcia Guímaro Rodrigues há 21 horas
A pessoa com nacionalidade coreana que se encontra entre os feridos do descarrilamento no Elevador da Glória é uma mulher de 40 anos, informou, esta quinta-feira, a imprensa local.
Em conferência de imprensa, esta quinta-feira, Margarida Castro Martins, diretora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, confirmou que, entre feridos transportados ao hospital, estão quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino.
A nacionalidade e idade das vítimas mortais declaradas no local, que inclui sete homens e oito mulheres, será posteriormente revelada pelo Ministério Público (MP).
PJ cria "linha direta de informação" sobre acidente no Elevador da Glória
Márcia Guímaro Rodrigues há 21 horas
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta quinta-feira, que criou uma "linha direta de informação oficial direcionada a entidades oficiais e a familiares das vítimas do trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória".
Em comunicado, enviado às redações, a PJ indicou que "apenas familiares, amigos próximos e entidades oficiais" utilizem os contactos "para um eficaz e ágil desempenho" do serviço.
"A Polícia Judiciária exprime a sua profunda consternação e solidariedade para com as vítimas e seus familiares", lê-se.
A autoridade garantiu, ainda que, "tudo fará, no âmbito da investigação em curso e da identificação humana, para o cabal apuramento dos factos, em articulação com outras entidades", incluindo o Ministério Público, Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Polícia de Segurança Pública e Autoridades de Proteção Civil.
Fique a par dos contactos:
Telefone: 211 968 000
E-mail: chefepiquetelx@pj.pt
França em "contacto permanente com autoridades portuguesas"
Márcia Guímaro Rodrigues há 21 horas
O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou, esta quinta-feira, que está "em contacto permanente com as autoridades portuguesas" por causa de uma cidadã francesa que ficou ferida no descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.
Citado pelo Le Figaro, o ministério destacou que "o acidente com o funicular é terrível" e disse ter assegurado "aos amigos portugueses solidariedade e apoio".
"As autoridades portuguesas já nos informaram que uma das nossas compatriotas se encontra entre os feridos do acidente. O nosso cônsul-geral está a caminho e mantém-se em contacto permanente com as autoridades portuguesas, caso haja outros cidadãos envolvidos", garantiu.
André estava há 15 anos na Carris. Distinguia-se pela sua "lealdade"
Natacha Nunes Costa há 22 horas
A Carris lamentou a morte do funcionário André Marques, que perdeu a vida, na tarde de quarta-feira, no trágico acidente do Elevador da Glória, assim como outras 16 pessoas.
Numa publicação partilhada na manhã desta quinta-feira, a Carris expressou a sua "dor e pesar" à família e amigos do guarda-freiro da Estação de Santo Amaro, recordando como era André.
"André Marques distinguiu-se pela sua lealdade e dedicação. Há 15 anos na Carris, desempenhou as suas funções com excelência, tendo sido um representante exímio da Carris na História da Cidade, contribuindo de forma essencial para a excelência do serviço que prestamos diariamente aos nossos Clientes e a Lisboa. Representou-nos aos comandos dos icónicos Ascensores. O seu valor e profissionalismo, reconhecidos por todos, teve um fim trágico com a perda da sua vida no acidente que o vitimou. Profissional dedicado, amável, sorridente e sempre disposto a contribuir para um bem maior", lembrou a empresa.
Família alemã com criança entre vítimas de acidente em Lisboa. Pai morreu
Márcia Guímaro Rodrigues há 22 horas
Uma família alemã está entre as vítimas do descarrilamento do Elevador da Glória, no centro de Lisboa, na tarde de quarta-feira. O pai morreu, a mãe foi transportada para o hospital em estado crítico e o filho, de apenas três anos, sofreu ferimentos ligeiros.
O Observador, que cita fonte policial, indicou que o pai morreu no local e que a mãe foi transportada para o hospital em estado crítico.
Leia mais aqui
Ministra da Saúde visitou três hospitais onde se encontram feridos
Natacha Nunes Costa há 22 horas
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou, na noite de quarta-feira, três dos hospitais onde se encontram internados vários dos feridos do trágico acidente do Elevador da Glória, avança a CNN Portugal.
Feridos espanhóis já tiveram alta
Lusa há 22 horas
Dois espanhóis ficaram feridos no descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, mas já tiveram alta, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, que transmitiu ao homólogo português solidariedade e disponibilidade para o que for necessário.
O ministro Jose Manuel Albares acrescentou que não há informação de espanhóis entre as vítimas mortais no acidente de quarta-feira, em que morreram 17 pessoas, segundo o balanço mais recente.
Leia mais aqui
"Tragédia imensa na nossa Lisboa". Famosos reagem a acidente em elevador
Catarina Carvalho Ferreira há 22 horas
Rita Ferro Rodrigues, Iva Domingues ou Katia Aveiro foram algumas das figuras públicas portuguesas a reagir publicamente ao trágico acidente que ocorreu na tarde de quarta-feira, 3 de setembro, em Lisboa.
"Tragédia imensa, na nossa Lisboa. Há poucas palavras, nenhuma parece adequada perante isto. Solidariedade e um abraço a todas as famílias das vítimas", escreveu Rita Ferro Rodrigues.
Leia mais aqui
Parlamento Europeu iça bandeiras a meia haste após acidente em Lisboa
Lusa há 22 horas
O Parlamento Europeu (PE) tem hoje as bandeiras a meia haste em Bruxelas, Estrasburgo (França) e Lisboa, acompanhando o luto português após o acidente com o Elevador da Glória, quarta-feira, que fez 17 mortos.
"O acidente trágico no Elevador da Glória abalou profundamente a Europa. O Parlamento Europeu acompanha Portugal no seu luto nacional, com as suas bandeiras a meia haste", divulgou a presidente da instituição, através das redes sociais.
The tragic accident on the Elevador da Glória has shaken Europe deeply.@Europarl_EN joins Portugal on this national day of mourning, flying our flags at half mast.
— Roberta Metsola (@EP_President) September 4, 2025
🇪🇺🇵🇹
O acidente trágico no Elevador da Glória abalou profundamente a Europa.@Europarl_PT acompanha Portugal no… pic.twitter.com/g0hN9gvu6Q
Italiana entre os 12 feridos ligeiros. "Partiu o braço"
Natacha Nunes Costa há 23 horas
Um dos 12 feridos ligeiros transportados ao hospital após o acidente do Elevador da Glória, em Lisboa, é uma mulher de nacionalidade italiana. Revela o Corriere della Sera que a italiana sofreu ferimentos ligeiros.
A embaixada de Itália em Lisboa confirmou ao jornal italiano que a mulher "partiu um braço" e foi "imediatamente assistida no local".
A embaixada de Itália na capital portuguesa está agora a prestar-lhe toda a assistência necessária.
Acidente provocou 17 mortos. Mas como funciona o Elevador da Glória?
Mária Guímaro Rodrigues há 23 horas
Um especialista explicou que o Elevador da Glória, em Lisboa, que descarrilou na quarta-feira e provocou pelo menos 17 mortos, utiliza "um sistema que mantém o princípio de funcionamento com que foi desenhado há 140 anos".
Segundo explicou Carlos Oliveira Cruz, professor de Engenheira Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, em declarações à SIC Notícias, a Calçada da Glória, onde se localiza o elevador acidentado, trata-se de uma "rua com uma inclinação de cerca de 18%" com "pouco menos de 300 metros entre a cota baixa e a cota alta".
O elevador utiliza "um sistema que mantém o princípio de funcionamento com que foi desenhado há 140 anos", funcionado "em pares".
"Temos dois veículos que estão ligados por um cabo e o peso do veículo que desce é que impulsiona o veículo que está em baixo a subir", explicou, acrescentando que "funciona como contrapeso".
Leia mais aqui
Número de vítimas mortais sobe para 17. Há 21 feridos
Natacha Nunes Costa há 23 horas
O número de vítimas mortais do trágico acidente do Elevador da Glória subiu para 17, durante a noite de hoje, confirmou Margarida Castro Martins, Diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, durante um ponto de situação feito pelas 9h15 desta quarta-feira, a partir do local do acidente. Há ainda 21 feridos a registar, neste momento.
De acordo com a responsável, após o acidente, foram transportados para o hospital 19 feridos, sete dois quais graves (dos quais dois acabaram por morrer já no hospital) e 12 ligeiros.
Oito foram transportados para o Hospital de Santa Maria, cinco para o São José, três para o São Francisco Xavier, um para o Hospital de Cascais e dois para o Amadora-Sintra. Dos feridos, 12 eram mulheres e sete homens, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos. Entre eles, estava uma criança de 3 anos, cujo estado de saúde não foi possível ainda apurar.
Entre os feridos, há quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, um coreano, um caboverdiano, um canadiano, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino. Falta apurar a nacionalidade de quatro dos feridos transportados ao hospital.
Já a nacionalidade das vítimas mortais não foi revelada, cabe ao Ministério Público (MP) revelar essa informação.
Durante a noite foram ainda "contabilizados mais quatro feridos, ligeiros", que se deslocaram por meios próprios ao hospital de São José.
Turismo de Portugal enaltece trabalho de entidades envolvidas
Lusa há 23 horas
O Turismo de Portugal lamentou hoje o acidente ocorrido na quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos e 23 feridos, e enalteceu o trabalho das entidades envolvidas no socorro e apoio às vítimas.
Foi com profunda comoção e consternação que o Conselho Diretivo do Turismo de Portugal e os seus trabalhadores tomaram conhecimento do trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, e do qual resultou um elevado número de vítimas mortais e feridos graves, nos quais se incluem cidadãos estrangeiros", sublinhou a entidade em comunicado.
Leia mais aqui
PS pede apuramento de todas as responsabilidades
Lusa há 23 horas
O secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, exigiu hoje o apuramento de todas as responsabilidades sobre o descarrilamento do elevador da Glória em Lisboa, que fez 15 mortos na quarta-feira.
À chegada a Lisboa, após uma visita a Angola, José Luís Carneiro disse aos jornalistas que devem ser apuradas todas as responsabilidades "a todos os níveis hierárquicos".
Número de mortos sobe para 16. Há 22 feridos
Lusa há 23 horas
Um dos feridos do acidente no elevador da Glória, em Lisboa, morreu durante a noite, elevado para 16 o número de óbitos do desastre, revelou hoje o Hospital de São José.
O descarrilamento do elevador da Glória ao final da tarde de quarta-feira fez ainda 22 feridos, que foram transportados para os hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora-Sintra.
Segundo o Hospital de São José, a Urgência Geral Polivalente desta Unidade Local de Saúde (ULS) recebeu na quarta-feira nove feridos: cinco em estado grave e quatro ligeiros. Um dos feridos graves morreu durante a noite.
A fonte explicou ainda que, entre os feridos ligeiros, deu entrada na urgência uma criança de três anos, que estava estável e, por precaução, foi transferida para o Hospital D. Estefânia e seguiu acompanhada pelo pai.
A mãe, grávida, admitida no Serviço de Urgência com ferimentos ligeiros, foi transferida para a Maternidade Alfredo da Costa.
PJ efetua diligências no local
Natacha Nunes Costa há 1 dia
A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar mais diligências, na manhã desta quarta-feira, no local do acidente.
Segundo a SIC Notícias, ao Elevador da Glória acabam de chegar vários inspetores desta força de segurança.
MNE britânico disponível "para prestar assistência consular"
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido garantiu ao jornal The Guardian que está em contacto com as autoridades portuguesas e disponível "para prestar assistência consular caso haja cidadãos britânicos afetados".
Recorde-se que uma grande fatia do turismo em Portugal é constituída por cidadãos do Reino Unido, seguidos da Alemanha, Espanha e EUA.
Oito feridos graves, um dos quais em estado crítico
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Segundo a SIC Notícias, o número de feridos graves do trágico descarrilamento do Elevador da Glória subiu para oito, um dos quais em estado crítico.
Cinco deles estarão no Hospital de São José, em Lisboa.
Miguel Costa recorda entrevista a guarda-freio que morreu no elevador
Marina Gonçalves há 1 dia
André Marques, o guarda-freio do elevador da Glória que descarrilou em Lisboa, foi uma das vítimas mortais do trágico acidente que aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 3 de setembro. Miguel Costa tinha entrevistado André há cerca de dois anos e hoje recordou essa conversa nas redes sociais.
Identificada 1.ª vítima mortal do descarrilamento do Elevador da Glória
Márcia Guímaro Rodrigues há 1 dia
O guarda-freio André Marques, responsável por controlar a cabina do Elevador da Glória que descarrilou na tarde de quarta-feira, em Lisboa, foi a primeira vítima mortal a ser identificada. Há ainda mais 14 mortos.
Em comunicado, divulgado ao final da noite de ontem, o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes (SITRA) endereçou as "mais profundas e sinceras condolências a todos os familiares, amigos e colegas" da vítima.
Ordem dos Engenheiros disponibiliza apoio técnico
Lusa há 1 dia
A Ordem dos Engenheiros disponibilizou apoio técnico para o apuramento das causas do acidente ocorrido na quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos e 23 feridos, dos quais cinco em estado grave.
A Ordem exprimiu a sua "profunda consternação e solidariedade às vítimas e suas famílias", referindo que o "Bastonário, o presidente do Colégio de Engenharia Mecânica e outros engenheiros especialistas estão a acompanhar a situação, desde a primeira hora, bem como a resposta das diversas autoridades públicas de emergência médica, unidades de saúde, proteção civil, forças de segurança e transportes".
Instituto do Sangue reforçou reservas nos hospitais
Lusa há 1 dia
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) acionou um plano de contingência e reforçou as reservas de sangue dos hospitais que deram resposta às vítimas do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa.
Numa nota enviada na quarta-feira à noite à Lusa, o IPST diz que tem estado a acompanhar a situação das reservas de sangue dos hospitais que deram resposta às vítimas do acidente, que provocou 15 mortos e 23 feridos, para garantir resposta a todas as necessidades que surjam.
Até ao momento, o IPST refere que as existências em sangue e componentes sanguíneos satisfazem as necessidades.
Sobe para 23 o número de feridos do acidente com Elevador da Glória
Lusa há 1 dia
O número de feridos no acidente de quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa, subiu para 23, de acordo com João Oliveira, diretor da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo.
De acordo com o responsável, o número de mortos continua a ser 15, mas há mais do que cinco pessoas em estado grave, sem detalhar o número em concreto, bem como do número de pessoas em estado crítico.
O diretor da PJ de Lisboa e Vale do Tejo referiu que os feridos estão distribuídos pelos hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora.
O que se sabe até aqui
Natacha Nunes Costa há 1 dia
O Elevador da Glória, atracção turística de Lisboa que liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, descarrilou ao final da tarde de quarta-feira, provocando uma das maiores tragédias que a cidade de Lisboa (e Portugal) já assistiram.
O que se sabe até agora:
- O acidente aconteceu pelas 18h e terá sido desencadeado por uma quebra no cabo de segurança do ascensor, que faz a ligação entre as duas cabines e assegura o contrapeso entre ambas;
- A cabine que estava junto à Praça dos Restauradores e que se preparava para subir desceu cerca de um metro, provocando vários feridos ligeiros. Já a cabine que estava em São Pedro de Alcântara desdeu a grande velocidade, descarrilou e embateu num prédio, ficando totalmente destruída;
- Não é claro quantos passageiros estavam no interior das cabines e quantos peões terão sido atingidos por elas. Sabe-se apenas que 15 pessoas foram declaradas mortas no local e que 23 estão feridas, mais de cinco com gravidade;
- A Carris, responsável pela gestão do elevador, assegurou ter realizado "todos os protocolos de manutenção" necessários e cumprido "escrupulosamente os programas de manutenção mensal, semanal e a inspecção diária" do ascensor;
- O Governo decretou um dia de luto nacional, a ser cumprido esta quinta-feira, 4 de setembro; Já a Câmara Municipal de Lisboa decretou três dias de luto municipal;
- A autarquia suspendeu a circulação do ascensor da Bica, do ascensor do Lavra e do funicular da Graça para a realização de "vistorias técnicas";
- Entretanto, foram abertas várias investigações para perceber o que motivou o acidente. O Ministério Público abriu um inquérito ao descarrilamento;
- A tragédia do descarrilamento do Elevador da Glória está a ser notícia um pouco por todo o mundo e já motivou reações de diversos líderes estrangeiros, como Lula da Silva, Emmanuel Macron e Volodymyr Zelensky;
- António Gueterres, secretário-geral da ONU, e António Costa, presidente do Conselho Europeu, também já reagiram:
Início de acompanhamento
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Bom dia! Iniciamos aqui mais um Ao Minuto de acompanhamento do trágico acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que fez mais de uma dezena de mortos e duas dezenas de feridos. Recorde o que se passou ontem: