Procurar

Identificada 1.ª vítima mortal do descarrilamento do Elevador da Glória

O guarda-freio André Marques é uma das 15 vítimas mortais do descarrilamento do Elevador da Glória, no centro de Lisboa. Há ainda 23 feridos, incluindo mais de cinco em estado grave.

Identificada 1.ª vítima mortal do descarrilamento do Elevador da Glória

© REUTERS/Stringer

Márcia Guímaro Rodrigues
04/09/2025 08:07 ‧ há 11 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

País

Lisboa

O guarda-freio André Marques, responsável por controlar a cabina do Elevador da Glória que descarrilou na tarde de quarta-feira, em Lisboa, foi a primeira vítima mortal a ser identificada. Há ainda mais 14 mortos.

 

Em comunicado, divulgado ao final da noite de ontem, o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes (SITRA) endereçou as "mais profundas e sinceras condolências a todos os familiares, amigos e colegas" da vítima.

"O SITRA vem por este meio endereçar as mais profundas e sentidas condolências a todos os familiares, amigos e colegas do Guarda-Freio ao serviço da Empresa Carris André Jorge Gonçalves Marques, que veio a falecer durante o dia de hoje (03-09-2025), depois do trágico e fatídico acidente que ocorreu com o ascensor da Glória em Lisboa", lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.

O sindicato endereçou também as "condolências aos familiares e amigos" das restantes vítimas e desejou "rápidas melhoras" aos feridos. 

André Marques era "simpático, prestável e bondoso"

Miguel Costa recorda entrevista a guarda-freio que morreu no elevador

Miguel Costa recorda entrevista a guarda-freio que morreu no elevador

O ator e repórter do 'Alô Portugal' esteve à conversa, há cerca de dois anos, com o guarda-freio que morreu no elevador da Glória. "Nunca esquecerei", disse ao recordar esta entrevista.

Marina Gonçalves | 08:23 - 04/09/2025

Também nas redes sociais, o ator Miguel recordou uma entrevista que fez a André Marques, no âmbito do programa ‘Alô Portugal’, e descreveu o guarda-freio como "simpático, prestável e bondoso".

O ator, que contou que o guarda-freio aceitou ser entrevistado "sem qualquer aviso prévio", endereçou os "sentimentos" à família, amigos e colegas.

Descarrilamento do Elevador da Glória provocou 15 mortos e 23 feridos

Recorde-se que o Elevador da Glória, localizado no centro de Lisboa, descarrilou pelas 18h04 de quarta-feira, na Calçada da Glória. 

O acidente provocou, segundo o mais recente balanço, 15 vítimas mortais de 23 feridos, incluindo mais de cinco em estado grave. 

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo, João Oliveira, adiantou que os feridos estão distribuídos pelos hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora.

Sobre as nacionalidades envolvidas, João Oliveira informou, na mesma entrevista, que alguns são de nacionalidade estrangeira, o que "aporta um grau de dificuldade para a identificação", sem apresentar dados em concreto.

O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira, enquanto a Câmara de Lisboa decretou três de luto municipal.

O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

Leia Também: AO MINUTO: Lisboa de luto; Há 15 mortos e 23 feridos (mais de 5 graves)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10