O guarda-freio André Marques, responsável por controlar a cabina do Elevador da Glória que descarrilou na tarde de quarta-feira, em Lisboa, foi a primeira vítima mortal a ser identificada. Há ainda mais 14 mortos.
Em comunicado, divulgado ao final da noite de ontem, o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes (SITRA) endereçou as "mais profundas e sinceras condolências a todos os familiares, amigos e colegas" da vítima.
"O SITRA vem por este meio endereçar as mais profundas e sentidas condolências a todos os familiares, amigos e colegas do Guarda-Freio ao serviço da Empresa Carris André Jorge Gonçalves Marques, que veio a falecer durante o dia de hoje (03-09-2025), depois do trágico e fatídico acidente que ocorreu com o ascensor da Glória em Lisboa", lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.
O sindicato endereçou também as "condolências aos familiares e amigos" das restantes vítimas e desejou "rápidas melhoras" aos feridos.
André Marques era "simpático, prestável e bondoso"
Também nas redes sociais, o ator Miguel recordou uma entrevista que fez a André Marques, no âmbito do programa ‘Alô Portugal’, e descreveu o guarda-freio como "simpático, prestável e bondoso".
O ator, que contou que o guarda-freio aceitou ser entrevistado "sem qualquer aviso prévio", endereçou os "sentimentos" à família, amigos e colegas.
Descarrilamento do Elevador da Glória provocou 15 mortos e 23 feridos
Recorde-se que o Elevador da Glória, localizado no centro de Lisboa, descarrilou pelas 18h04 de quarta-feira, na Calçada da Glória.
O acidente provocou, segundo o mais recente balanço, 15 vítimas mortais de 23 feridos, incluindo mais de cinco em estado grave.
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo, João Oliveira, adiantou que os feridos estão distribuídos pelos hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora.
Sobre as nacionalidades envolvidas, João Oliveira informou, na mesma entrevista, que alguns são de nacionalidade estrangeira, o que "aporta um grau de dificuldade para a identificação", sem apresentar dados em concreto.
O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira, enquanto a Câmara de Lisboa decretou três de luto municipal.
O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Leia Também: AO MINUTO: Lisboa de luto; Há 15 mortos e 23 feridos (mais de 5 graves)