O acidente do elevador da Glória - que liga os Restauradores ao Príncipe Real -, em Lisboa, é também notícia além fronteiras e faz 'primeira página' em vários meios de comunicação internacionais.
Aqui ao lado, em Espanha, o El País escreveu 'O descarrilamento de um funicular em Lisboa provoca 15 mortos e 18 feridos: o emblemático ascensor da Glória, um dos transportes mais usados pelos turistas, foi contra um edifício perto da Avenida da Liberdade".
Também o espanhol La Voz de Galícia destacou: "Descarrila um funicular turístico em Lisboa: pelo menos 15 mortos e 18 feridos", notando que o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol afirmou que, para já, "não há registo de qualquer vítima ou ferido espanhol". Entretanto, soube-se que há dois espanhóis entre os feridos.
Também a imprensa britânica noticia a tragédia. "Pelo menos 15 mortos após funicular descarrilar em Lisboa: Presidente lamenta acidente de elétrico que transporta passageiros na capital portuguesa", salientou o The Guardian.
Também a Sky News deu conta do número de vítimas mortais após "descarrilamento do emblemático elevador da Glória", tal como a BBC.
"Portugal: o famoso funicular de Lisboa descarrila, há pelo menos 15 mortos e 18 feridos", destacou o francês Le Parisien, que partilhou também um vídeo.
O The New York Times referiu há "pelo menos 15 mortos depois de descarrilamento de funicular", notando que os elétricos são "uma atração popular entre turistas".
No Brasil, O Globo escreveu: "Tradicional bondinho de Lisboa descarrila e deixa 15 mortos e cerca de 20 feridos", descrevendo também o funicular como sendo "uma das principais atrações turísticas".
Veja as imagens na galeria acima.
Recorde-se que o elevador da Glória descarrilou esta tarde, provocando 15 mortos. Há também a registar 18 feridos, que foram transportados para várias unidades hospitalares.
Entre os feridos ligeiros, deu entrada na Urgência uma criança, de 3 anos, estável, que, por uma questão de precaução, será transferida com o pai para o Hospital Dona Estefânia, adiantou a fonte do São José.
O Governo decretou um dia de luto nacional que será cumprido na quinta-feira, dia 4 de setembro. Já a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal.
De salientar também que o Ministério Público (MP) abriu um inquérito ao descarrilamento do elevador da Glória.
"À semelhança do que acontece neste tipo de situações, e tal como determina a lei, o Ministério Público vai instaurar inquérito", refere a PGR, numa resposta enviada à Lusa.
Leia Também: Carris lamenta vítimas e diz que última inspeção foi feita em 2024