Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Operação Maestro. SIC suspende 'A Noite da Má Língua' com Manuel Serrão

SIC anunciou suspensão do Podcast.

Operação Maestro. SIC suspende 'A Noite da Má Língua' com Manuel Serrão
Notícias ao Minuto

23:49 - 25/03/24 por Marta Amorim com Lusa

País Operação Maestro

A SIC decidiu suspender o programa 'A Noite da Má Língua', após ter sido revelado que o comentador Manuel Serrão está a ser investigado na Operação Maestro.

“Na sequência da investigação que envolve Manuel Serrão, a SIC decidiu suspender o podcast ‘A Noite da Má Língua’, em que o empresário era um dos participantes. Esta suspensão acontece até ao esclarecimento dos factos noticiados“, pode ouvir-se numa publicação com o título 'Aviso'. 

'A Noite da Má Língua' é um podcast apresentado por Júlia Pinheiro, com os comentários de Rita Blanco, Manuel Serrão e Rui Zink.

Entre 1994 e 1997, foi um programa de televisão de entretenimento, emitido pela SIC, todas as quintas-feiras à noite, também conduzido por Júlia Pinheiro. Agora, tinha regressado em 2021 no formato podcast. 

O Ministério Público (MP) considera o empresário Manuel Serrão "o principal mentor" do alegado esquema fraudulento que permitiu a obtenção, desde 2015, de quase 39 milhões de euros para 14 projetos cofinanciados por fundos europeus.

O empresário portuense e vogal da Associação Selectiva Moda, é o principal suspeito e o "mentor" do alegado esquema na obtenção de subsídios comunitários, e que levou a Polícia Judiciária a realizar 78 buscas no âmbito da Operação Maestro, na qual são também suspeitos o jornalista Júlio Magalhães, e os empresários António Sousa Cardoso e António Branco e Silva.

A Selectiva Moda tem como objetivo valorizar a indústria têxtil portuguesa no exterior, organizando ou participando em exposições, salões, certames ou feiras de artigos têxteis e moda, em Portugal e no estrangeiro.

O MP diz estar ainda indiciado que Júlio Magalhães "também faturou serviços a sociedades controladas por Manuel Serrão, os quais não apresentam correspondência com a realidade".

Quanto ao Jornal T, fundado em 2015, para divulgar a indústria têxtil e de vestuário portuguesa, dirigido por Manuel Serrão, conta com colaborações permanentes de Júlio Magalhães e da designer Katty Xiomara - também alvo das buscas.

"Suscita-se a suspeita de que alguns dos colaboradores do jornal são, em simultâneo, funcionários da Selectiva Moda e da [empresa] Nicles, sendo na redação desse jornal que têm os seus postos de trabalho, indiciando-se que as suas remunerações possam estar a ser imputadas em projetos cofinanciados da Selectiva Moda, nos quais a Nicles figura como fornecedora", frisa o MP. 

Leia Também: Manuel Serrão foi "surpreendido" por buscas. "Não havia nenhum sinal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório