Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

"Esta reforma serve grandes sociedades de advogados"

A Bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, afirmou esta terça-feira, durante os protestos em frente ao Parlamento contra o novo mapa judiciário, que esta reforma não serve os interesses dos utentes da justiça, mas das grandes sociedades de advogados.

"Esta reforma serve grandes sociedades de advogados"
Notícias ao Minuto

16:21 - 15/07/14 por Anabela de Sousa Dantas

País Elina Fraga

“Quando se afastam os tribunais dos cidadãos, a reforma não serve os utentes da justiça, pode servir os interesses de algumas grandes sociedades de advogados com sede na Avenida da Liberdade”, afirmou Elina Fraga, Bastonária da Ordem dos Advogados, em discurso na escadaria do Parlamento enquanto se realizavam os protestos contra o novo mapa judiciário.

“Foi por isso que algumas [sociedades] tanto escreveram nas redes sociais e nos jornais para que não se fizesse esta mobilização”, continuou, acrescentando que “já não lhes chegam os milhões do Estado, querem agora os tostões dos cidadãos”.

A Bastonária sublinhou ainda que “não há tribunais sem juízes, sem procuradores e sem advogados e as secções de proximidade nunca serão tribunais em Portugal”.

“Este combate contra a reorganização judiciária não é um combate que apenas deva envolver as 47 comarcas que vão ver os seus tribunais encerrados”, sustentou, alegando que a reforma promovida pelo Governo “tem um impacto que vai muito para além dessa realidade”.

Elina Fraga reiterou que, relativamente às existentes 221 comarcas, “a partir do dia 1 de setembro, se não houver recuos, teremos o território dividido em 23 comarcas com a desqualificação da esmagadora maioria dos tribunais portugueses”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório