Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Marcelo em Bruges: Eis o que andou a fazer no último dia de visita

Em Bruges, o chefe de Estado almoçou com o Burgomestre Dirk De Fauw, deu um passeio a pé e encontrou-se com estudantes portugueses do Colégio da Europa.

Notícias ao Minuto

13:07 - 20/10/23 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou esta quinta-feira a sua visita de Estado de três dias à Bélgica, a convite dos reis dos belgas, Philippe e Mathilde.

Em Bruges, o chefe de Estado almoçou com o Burgomestre Dirk De Fauw, deu um passeio a pé e encontrou-se com estudantes portugueses do Colégio da Europa.

As imagens destes momentos podem ser vistas na galeria. 

Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Bruxelas na segunda-feira e nessa noite houve um ataque a tiros na capital belga, em que morreram duas pessoas, que motivou algumas adaptações ao programa da sua visita.

Esta visita acontece num momento marcado pelo conflito entre Israel e o Hamas, na sequência do ataque de 7 de outubro deste grupo islamita, quando prosseguem bombardeamentos e a preparação de uma eventual invasão terrestre da Faixa de Gaza.

Jorge Sampaio tinha sido o último Presidente português a realizar uma visita de Estado à Bélgica, também de três dias, em outubro de 2005.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou as instituições europeias em Bruxelas em março de 2017, ocasião em que foi recebido pelos reis da Bélgica.

Em outubro de 2018, a seu convite, os reis da Bélgica realizaram uma visita de Estado a Portugal.

Nessa altura, ao recebê-los no Palácio de Belém, o Presidente da República referiu-se a Portugal e Bélgica como dois países "aliados próximos" e "amigos", na União Europeia, nas Nações Unidas e na NATO, com um "papel comum" pela paz no plano global.

Leia Também: Autor de atentado em Bruxelas foi detido em Portugal pelo SEF em 2015  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório