Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Câmara do Seixal com orçamento aprovado sete meses após rejeição

A Câmara Municipal do Seixal tem o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023 aprovados no valor de 171 milhões de euros, sete meses depois de uma primeira rejeição pela Assembleia Municipal.

Câmara do Seixal com orçamento aprovado sete meses após rejeição
Notícias ao Minuto

17:55 - 24/07/23 por Lusa

País Seixal

O orçamento foi aprovado em sessão de Assembleia Municipal, na quinta-feira, com os votos a favor da CDU, dos presidentes de Junta de Freguesia de Amora, de Corroios e da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, os votos contra do PS, PSD, CHEGA e do presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro e a abstenção dos eleitos independentes, do BE e do PAN.

Segundo a autarquia, as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal do Seixal para 2023 contam com um investimento de 171 milhões de euros.

Esta foi a segunda vez que o executivo da câmara municipal apresentou uma proposta de Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023, após a sua rejeição pela Assembleia Municipal, em dezembro de 2022.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, "a não aprovação das Grandes Opções do Plano e do Orçamento causou alguns constrangimentos à atuação da câmara no primeiro semestre deste ano", que agora espera que sejam superados com a sua aprovação, "tornando possível desenvolver e concretizar vários investimentos importantes para o município".

Em comunicado, a Câmara do Seixal, no distrito de Setúbal, adianta que as Grandes Opções do Plano para 2023 foram desenvolvidas em torno de 15 eixos de atuação, entre os quais prioridade à educação pública, desenvolvimento social e paz, cultura ao serviço do desenvolvimento, desporto para todos, valorização da juventude do concelho, defesa do ambiente, defesa da água e saneamento públicos e mais higiene urbana, direito à saúde e políticas publicas de habitação.

Estão ainda incluídos nos 15 eixos, mais segurança e proteção civil, mais emprego com direitos, desenvolvimento económico e turismo, inovação com mais serviço público, mais participação e a valorização dos espaços públicos.

Entre as inúmeras medidas concretas previstas em cada eixo de atuação, a autarquia destaca a programação de novas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar em Fernão Ferro, Foros de Amora e Corroios, assim como a reivindicação junto do governo de novas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário em Fernão Ferro e Corroios e o pagamento integral das refeições escolares a todos os alunos integrados no escalão B da ação social escolar.

Como prioridade é ainda apontado o apoio à edificação de estruturas de ensino pré-escolar, estruturas residenciais para idosos e para a deficiência e a requalificação das instalações das associações de reformados, assim como o apoio a várias instituições na candidatura a financiamentos governamentais para a construção de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas em Pinhal de Frades, Paio Pires, Casa do Educador e CRIAR-T.

Está ainda prevista a conclusão da construção da Casa Abrigo para Vítimas de Violência Doméstica em imóvel adquirido pela Câmara Municipal, a construção do Pavilhão Municipal de Fernão Ferro, a requalificação da Avenida do Mar, em Belverde, a construção da alternativa à Estrada Nacional (EN) 10, a construção da alternativa à EN 378 e requalificação desta estrada na ligação de Amora a Fernão Ferro, com a criação de novas rotundas, assim como a construção do centro de saúde de Foros de Amora.

Leia Também: Concelho do Seixal acolhe 10 mil jovens da Jornada Mundial da Juventude

Recomendados para si

;
Campo obrigatório