Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara de Coimbra vai regular serviços de partilha de mobilidade suave

A Câmara de Coimbra aprovou hoje uma moção apresentada pelo PS, na oposição, que propõe a criação de um regulamento municipal de serviços de partilha em modos suaves de transporte, nomeadamente as trotinetes.

Câmara de Coimbra vai regular serviços de partilha de mobilidade suave
Notícias ao Minuto

18:38 - 09/01/23 por Lusa

País Coimbra

A moção, apresentada pelo vereador do PS José Dias, que prevê a criação do regulamento, foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo de hoje.

O documento, que reconhece a mobilidade suave como um "complemento aos automóveis e ao transporte público", refere que há "um caminho ainda a percorrer para que estes meios de micromobilidade possam ser utilizados com segurança e, ao mesmo tempo, cumprindo as mais elementares regras de civilidade, sem prejudicar, por exemplo, o uso de passeios pelas pessoas com mobilidade reduzida".

O regulamento deverá debruçar-se sobre matérias "como a ocupação do espaço público, informação sobre a localização dos veículos em cada momento, definição de pontos de estacionamento ou proibição de circulação".

"Aproveitando um período em que a Autoridade da Mobilidade e Transportes [AMT] apresentou, ainda há dias, um conjunto de linhas de orientação sobre a necessidade de regulação da micromobilidade partilhada [...], urge avançar-se para a criação de um regulamento municipal específico para os serviços de partilha em modos suaves de transporte, tal como existente no município do Porto e em preparação pelo município de Lisboa", afirmou José Dias.

A vereadora com o pelouro dos transportes, Ana Bastos, referiu que não tem "nada contra" o regulamento, mas realçou que as linhas de orientação apresentadas pela AMT tinham em vista as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, considerando que a realidade em Coimbra é distinta.

Segundo a vereadora eleita pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Aliança/RIR e Volt), o estudo da AMT aponta também várias recomendações de alteração da lei geral e do código da estrada.

"Não sei até que ponto não estamos a dar um passo maior que a perna, porque depois teremos de esperar por decretos regulamentares que têm de ser revistos", notou, realçando que a regulação deste tipo de serviços é algo que preocupa a autarquia e considera também "fundamental sensibilizar e promover o seu uso", apesar de Coimbra ainda não ser "amigável à sua utilização".

Já o vereador eleito pela CDU, Francisco Queirós, afirmou que tem havido casos de acidentes com trotinetes em Coimbra, considerando importante "promover a discussão" sobre estes modos suaves de transporte.

Leia Também: Lisboa. Trotinetes terão estacionamento obrigatório e velocidade limitada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório