Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Estatutos do BPI? "Das questões mais complicadas do meu mandato"

Declarações proferidas pelo Presidente da República aos jornalistas.

Estatutos do BPI? "Das questões mais complicadas do meu mandato"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esclareceu esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas, como se procedeu a promulgação do decreto que procedeu ao desbloqueio dos estatutos do BPI, que permitiu a venda da participação de Isabel dos Santos aos espanhóis do La Caixa e que resultou na saída da empresária angolana do banco.

"Quando eu assumi funções [de Presidente da República] tinha o problema em cima da mesa. Só havia um caminho para conseguir alterar a situação, que era de empate, de bloqueamento do banco [...]. A decisão era sempre desfavorável a Isabel dos Santos", começou por explicar o chefe de Estado.

Depois de "ponderar" se deveria ou não "promulgar" esse mesmo diploma, apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa acabaria por fazê-lo, explicou o mesmo. "Tive a noção que ia ser das questões mais complicadas do meu mandato", acrescentou ainda sobre o tema.

Citando o que aconteceu numa audiência com o chefe do Governo socialista, logo no início do mandato presidencial, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que Costa tinha chegado até ele com um "problema que era mais urgente": o "futuro do BPI, a necessidade de alterar ou de desblindar os estatutos, que estavam blindados para favorecer a posição de Isabel dos Santos".

Tudo isto aconteceu quando o Palácio de Belém era ainda ocupado por Aníbal Cavaco Silva, seu antecessor, esclareceu o atual Presidente da República. Porém, o primeiro-ministro terá chegado a Marcelo, dizendo: "não sei se ele [Cavaco Silva] vai promulgar o mesmo, porque está no fim de mandato, mas se não assinar sobra para o senhor Presidente".

Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, explicou que, nesse momento, disse a António Costa que "depois" se debruçaria sobre o assunto. Isto, claro está, depois de Cavaco Silva ter entendido que "não devia promulgar" - o que o Presidente da República disse entender -, por achar que "não devia melindrar o mandato" com esta questão.

"O diploma abria caminho a um processo que depois se viu que era longo e complexo, mas que permitia que a lei revista autorizasse os bancos a alterarem as blindagens de voto de tanto em tanto tempo", acrescentou ainda o chefe de Estado.

As declarações surgem na sequência da apresentação de um livro do jornalista Luís Rosa, em que Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal, acusou António Costa de o ter pressionado para proteger Isabel dos Santos.

Isto depois de, mal ter assumido o cargo de líder do Governo, António Costa ter avançado com um decreto, imediatamente promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa, que previa o desbloqueio dos estatutos do BPI - o que possibilitou a venda da participação de Isabel dos Santos aos espanhóis do La Caixa.

[Notícia atualizada às 13h59]

Leia Também: "Mentiras e deturpações". Carlos Costa fez "operação de ataque à honra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório