Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Queda de mísseis russos na Polónia são "irresponsabilidade" de Putin

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, classificou hoje como uma "irresponsabilidade por parte do Presidente (russo, Vladimir) Putin, por parte das autoridades russas" as informações sobre a queda em território polaco de mísseis russos.

Queda de mísseis russos na Polónia são "irresponsabilidade" de Putin
Notícias ao Minuto

20:35 - 15/11/22 por Lusa

País Cravinho

"Se se confirmarem estas notícias, eu não tenho ainda conhecimento, confirmação, mas se se confirmarem, representam mais uma irresponsabilidade por parte do Presidente Putin, por parte das autoridades russas e que, naturalmente, não ficará sem a devida resposta", disse à agência Lusa o chefe da diplomacia portuguesa.

João Gomes Cravinho considera que "a solução atual para se inverter e reverter a escalada é a retirada das forças russas dos territórios ocupados desde 24 de fevereiro".

"Portanto, esperamos que a Rússia faça isso de forma voluntária porque já percebemos que no terreno começa a haver condições para a Ucrânia obrigar a Rússia a fazer isso, mesmo que a Rússia não o queira", acrescentou.

João Gomes Cravinho, que falava no final da visita à exposição "Outras Lembranças, Outros Enredos", que inaugurou e que é uma iniciativa no âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, abordou ainda o recente encontro entre os Presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, XI Jinping relativamente à guerra na Ucrânia.

"Eu não acredito que a invasão da Ucrânia pela Rússia seja algo que corresponda aos interesses da China, não acredito que corresponda à forma que a China tem de olhar para a convivência internacional", salientou.

"Naturalmente que a China tem uma relação de proximidade de muitos anos com a Rússia, mas acredito que haja uma profunda insatisfação no relacionamento entre a China e a Rússia", frisou.

Um alto funcionário dos serviços de informações dos Estados Unidos disse hoje que mísseis russos caíram na Polónia, país membro da NATO, incidente que causou a morte a duas pessoas.

O porta-voz do Governo polaco, Piotr Mueller, não confirmou imediatamente esta informação, mas referiu que os principais líderes estavam a realizar uma reunião de emergência devido a uma "situação de crise", noticiou a agência Associated Press (AP).

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, convocou com urgência a Comissão de Segurança Nacional da Polónia após estes relatos, mas o porta-voz do Governo exortou os meios de comunicação a não publicarem "informações não confirmadas".

[Notícia atualizada às 20h57]

Leia Também: António Costa reage à queda de mísseis na Polónia: "É preciso aguardar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório