Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Projeto transfronteiriço intervém em 24 igrejas de Portugal e Espanha

A igreja de Covas do Barroso, Boticas, é inaugurada na quarta-feira depois de obras de requalificação inseridas no projeto transfronteiriço "Românico Atlântico", que contempla o restauro e manutenção de 24 monumentos no norte de Portugal e Espanha.

Projeto transfronteiriço intervém em 24 igrejas de Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

20:52 - 29/04/14 por Lusa

País Restauro

O "Românico Atlântico" está a ser desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), Junta de Castela e Leão e a Fundação Iberdrola desde 2010 e inclui projetos de estudo, restauro e manutenção de edifícios religiosos românicos situados nas imediações dos rios Douro e Tâmega.

Segundo disse hoje à agência Lusa fonte da DRCN, das 24 igrejas que beneficiam deste projeto, oito localizam-se no distrito de Vila Real, uma no Porto, quatro no distrito de Bragança, seis em Zamora e cinco em Salamanca.

A intervenção passa pelo restauro integral de alguns edifícios, enquanto para outros foi desenvolvido um programa de manutenção, iluminação e controle, incluindo a sua envolvente e os bens móveis.

Em Covas do Barroso, Boticas, foram gastos 120 mil euros, na execução de uma nova cobertura, já que a existente se apresentava debilitada e deformada e estava a pôr em perigo a sua estabilidade.

De acordo com a DRCN, a infiltração de água pela cobertura estava ainda a provocar danos significativos nos altares e pinturas murais.

Nesta igreja foram também executados trabalhos de instalação de novas infraestruturas de eletricidade, telecomunicações e segurança ativa.

A obra contou com o apoio da Câmara de Boticas.

No âmbito do projeto "Românico Atlântico", até ao momento foram realizadas intervenções nas igrejas de Roriz (Santo Tirso), Castro de Avelãs (Bragança) e Algosinho (Mogadouro).

Para este ano estão previstas obras de restauro de pintura mural da igreja paroquial de Malhadas (Miranda do Douro), de conservação das estruturas arqueológicas do mosteiro de Castro de Avelãs (Bragança) e a beneficiação das infraestruturas de eletricidade, telecomunicações e segurança na Igreja de Roriz (Santo Tirso).

A intervenção nestes templos religiosos da região norte representa um investimento de 710 mil euros.

De acordo com a DRCN, o plano de restauração do "Românico Atlântico" visa "recuperar o património cultural da região, dinamizar a atividade socioeconómica e potenciar os laços transfronteiriços entre Espanha e Portugal".

A cerimónia de inauguração da igreja de Boticas vai contar presença do diretor regional de Cultura do Norte, António Ponte, o presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, o diretor-geral do Património Cultural de Castela e Leão, Enrique Saiz, e o diretor da Fundação Iberdrola, Rafael Landin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório