Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente de Cabo Verde defende em Lisboa "serenidade" contra a crise

O Presidente de Cabo Verde afirmou hoje, em Lisboa, que a crise "atinge fortemente" este país africano, defendendo em momentos como os atuais "serenidade" e "inteligência" para adaptar as políticas às "novas realidades emergentes".

Presidente de Cabo Verde defende em Lisboa "serenidade" contra a crise
Notícias ao Minuto

20:33 - 31/07/22 por Lusa

País José Maria Neves

José Maria Neves falava aos jornalistas no final de uma visita à associação Moinho da Juventude, na Amadora, no âmbito da visita oficial a Portugal, a primeira como Presidente da República, que começou quinta-feira e termina hoje.

"A crise atinge fortemente Cabo Verde", que é "um país muito sensível e muito vulnerável a choques externos, para além das mudanças climáticas que desde há muito tempo têm tido um impacto muito forte, as secas prolongadas, agora mais prologadas, mais severas, mais extremas".

E acrescentou: "Há a devastação provocada pela covid e a instabilidade internacional, particularmente pela guerra na Ucrânia".

"O momento é difícil, é complexo, tem trazido desemprego, mais desigualdade, mais pobreza", afirmou.

José Maria Neves defendeu: "Nesses momentos de transição, de rutura, nesses momentos disruptivos, temos de ter a serenidade, a capacidade e a inteligência de fazer a melhor leitura e de ir adaptando as políticas às novas realidades emergentes".

Para o chefe de Estado, "o país está a tomar medidas para mitigar os efeitos da seca, dos maus anos agrícolas".

"Estão a ser tomadas medidas para mitigar os efeitos da crise, ao mesmo tempo que temos de pensar a tomar a médio e longo prazo para criar as condições para diversificar a nossa economia para garantir a saída da crise a criação de condições para acelerar o ritmo de transformação do país no pós-crise", disse.

E avançou: "O momento é difícil, é complexo. Há por parte do Governo um conjunto de medidas para fazer face à situação; há parcerias da comunidade internacional e também temos de continuar a procurar os entendimentos e consensos para fazermos a ponte com o futuro".

Leia Também: Tambores, batuque, pastéis e saudades recebem presidente de Cabo Verde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório