Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aproveite o bom tempo: Termómetros chegam aos 36 graus esta sexta-feira

Se gosta de calor aproveite o dia. Temperaturas começam a descer já no sábado.

Aproveite o bom tempo: Termómetros chegam aos 36 graus esta sexta-feira
Notícias ao Minuto

08:01 - 27/05/22 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Prepare-se para o calor, esta sexta-feira os termómetros vão superar os 30 graus na maior parte das regiões de Portugal continental, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A partir de sábado, as temperaturas começam a descer.

No dia de hoje é esperado "céu pouco nublado ou limpo" e está previsto "vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até ao final da manhã e a partir do final da tarde, persistindo nas serras algarvias, sendo temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde”.

Haverá uma subida de temperatura, "em especial da máxima".

Santarém será o distrito mais quente, com a temperatura máxima a chegar aos 36 graus. Em Setúbal e Leiria os termómetros vão chegar aos 35 graus. Lisboa , Braga e Évora vão marcar 34 graus. 

Em Aveiro, Beja e Coimbra os termómetros vão chegar aos 33 graus. Já no Porto, Castelo Branco e Viana do Castelo vão marcar 32 graus de máxima.

Os distritos de Portalegre e Vila Real vão marcar 31 graus e Bragança e Viseu 30. Só Faro e Guarda não chegam esta sexta-feira aos 30 graus, registando 28 e 27 graus de temperatura máxima, respetivamente.

Já as mínimas vão oscilar entre os 20 graus, no Porto, Viseu e Portalegre, e os 11 graus, em Bragança. 

No fim de semana, começa a haver uma mudança na meteorologia. No sábado é esperado "céu geralmente pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade e possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde". Está prevista uma descida da temperatura no litoral.

Ainda assim, os termómetros vão continuar a marcar temperaturas elevadas. As máximas vão variar entre os 33 graus, em Beja, Évora e Coimbra, e os 26 graus, em Faro. Já as mínimas vão oscilar entre os 19 graus, em Portalegre, e os 13 graus, em Bragança.

No domingo espera-se "céu geralmente pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade durante a manhã na região Sul e durante a tarde no interior Norte". Há ainda "condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior Norte durante a tarde".

As máximas vão variar entre os 31 graus, em Bragança, e os 23 graus, no Porto. As mínimas vão variar entre os 17 graus, em Portalegre, e os 12 graus, em Leiria.

Leia Também: Forte onda de calor no sul da Ásia é sinal das alterações climáticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório