Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Época balnear integra mais 20 praias do que no ano passado

A abertura da época balnear será progressiva.

Época balnear integra mais 20 praias do que no ano passado
Notícias ao Minuto

18:29 - 05/05/22 por Notícias ao Minuto

País Portugal

A época balnear de 2022 vai integrar 594 praias de banhos, mais 20 do que no ano passado, informou, esta quinta-feira, o Governo.

Estes são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores salvadores, segundo a portaria hoje publicada, assinada pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Vão estar também à disposição dos utentes 654 águas balneares, um número que engloba mais 11 locais, na comparação com o ano passado, informa ainda a nota. 

Em termos de galardões, 393 praias foram premiadas com a Bandeira Azul -mais 21 do que em 2021.

Note-se que a abertura da época balnear será progressiva. A 7 de maio iniciar-se-á em várias praias dos concelhos de Cascais, Porto Santo e Porto Moniz. A 15 de maio juntar-se-ão diversas praias no distrito de Faro e a 1 de junho, a maioria das praias no centro e sul do país. Nas águas interiores, o início da época balnear vai decorrendo entre junho e julho.

"Tal como na abertura, também o encerramento da época balnear será progressivo a partir do fim de agosto, prolongando-se até 31 de outubro com o encerramento das últimas praias, localizadas no Funchal e em Porto Santo", pode ler-se. 

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes, informa a missiva. 

Recorde-se que a aplicação Info Praia está novamente ativa para "facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares". 

A Info Praia continuará a incluir o nível de ocupação das praias, agora a título informativo, permitindo aos utentes, antes de se deslocarem, selecionar as suas opções. Recorde-se que a lotação era importante em contacto Covid. 

Leia Também: Praia em Alandroal, no Alqueva, já com Bandeira Azul antes de inaugurada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório