Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Resgatados 12 cães e 15 gatos de alojamento ilegal em Vila Nova de Gaia

Dois dos gatos foram de imediato recolhidos e encaminhados para o Hospital Veterinário de Vila Nova de Gaia para tratamento, por apresentarem sintomas de doença, refere a GNR em comunicado.

Resgatados 12 cães e 15 gatos de alojamento ilegal em Vila Nova de Gaia
Notícias ao Minuto

08:06 - 13/11/21 por Notícias ao Minuto

País Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) do Porto, resgatou, na última quinta-feira, 27 animais de companhia que se encontravam num alojamento ilegal, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Em comunicado, a GNR adianta que na origem da ação está um inquérito por crime de maus-tratos de animais de companhia.

Na sequência disso, os elementos do NICCOA deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária, que culminou no resgate de 27 animais de companhia, 12 cães e 15 gatos. Dois gatos foram "de imediato recolhidos e encaminhados para o Hospital Veterinário de Vila Nova de Gaia para tratamento, por apresentarem sintomas de doença".

Os restantes animais foram registados no Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC), pela Autoridade Veterinária Municipal, e disponibilizados para adoção, refere a autoridade. 

Paralelamente, foi identificada e constituída arguida uma mulher com 56 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por existência de alojamento ilegal de hospedagem sem fins lucrativos.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.

A ação contou com o apoio de um médico veterinário da Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA), de uma equipa do INEM e de uma equipa da Autoridade de Saúde de Vila Nova de Gaia.

A Guarda Nacional Republicana relembra que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais" e que, para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leia Também: Instrutora apanhada a registar quilómetros para aluna que não foi à aula

Recomendados para si

;
Campo obrigatório