Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PJ detém dois suspeitos de ligações ao Daesh em Lisboa

Homens são de nacionalidade iraquiana e viviam escondidos na capital portuguesa, em situação irregular.

PJ detém dois suspeitos de ligações ao Daesh em Lisboa
Notícias ao Minuto

11:31 - 02/09/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Daesh

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, em Lisboa, dois homens de nacionalidade iraquiana, suspeitos de terem ligação à organização terrorista Daesh.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os inspetores revelam que os cidadãos estão indiciados pela "prática de crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional, de terrorismo internacional, e contra a humanidade".

Apesar disso, de acordo com a PJ, "não foram identificados indícios de que tivessem cometido quaisquer crimes desta natureza em território nacional".

A investigação contou com a ajuda do SEF e das autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD-ONU, cujo apoio permitiu recolher prova indiciária bastante para imputar os referidos crimes àqueles cidadãos.

As provas recolhidas, ainda segundo a PJ, indiciam que estes dois indivíduos assumiram "distintas posições na estrutura do ISIS / Daesh".

Os arguidos vão agora ser presentes às competentes Autoridades Judiciais, para efeito de primeiro interrogatório judicial e consequente aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Investigados desde 2017

Os detidos são, segundo a Lusa, dois iraquianos que estavam a ser investigados pela PJ desde em 2017.

Os dois cidadãos, com 32 e 34 anos são suspeitos de terem integrado as milícias do estado islâmico em Mossul, no Iraque, em 2016, e os elementos recolhidos indicam que pertenciam às fileiras das milícias do grupo jihadista.

Ambos viviam na mesma habitação, estão detidos no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária e vão ser interrogados hoje à tarde no Tribunal de Instrução Criminal.

Leia Também: É importante evitar que Afeganistão se torne um "santuário de terrorismo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório