Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Sector energético corre "alguns riscos de recuo significativo"

O presidente da REN, Rui Cartaxo, afirmou esta quarta-feira que existem "alguns riscos de recuo significativo" no percurso feito em Portugal no sector da energia, quer em termos de regulação quer no desenvolvimento das renováveis.

Sector energético corre "alguns riscos de recuo significativo"
Notícias ao Minuto

12:22 - 31/10/12 por Lusa

País Cartaxo

"Vejo alguns riscos, tendo em conta a situação de emergência que o país atravessa e as medidas que estão a ser tomadas, de haver um recuo significativo, no afã de rapidamente sairmos da situação em que nos encontramos", considerou Rui Cartaxo, no XI Fórum da Energia, que decorre em Lisboa.

O presidente da gestora das redes energéticas adiantou que tem "alguma preocupação que o tema da redução da despesa da administração possa afectar a regulação", que, realçou, "é mais independente do poder político do que a média".

"É fundamental que o caminho feito não seja posto em causa, que não se perca a autonomia", declarou.

Na sua intervenção no XI Fórum da Energia sobre a liberalização energética, Rui Cartaxo alertou ainda para um retrocesso na aposta nas energias renováveis, que tem sido feita "pelos sucessivos poderes políticos nos últimos 10 ou 15 anos".

"Espero que a discussão sobre os apoios não leve a fazer marcha-atrás numa coisa que é natural num país que é abundante nas renováveis e que beneficiou dessa imagem", sustentou.

O presidente da REN defendeu que, em Portugal, "a cadeia de valor e o mecanismo de formação de preço é mais transparente do que na média quer no petróleo, no gás natural ou na electricidade".

"Temos um sector com um grau de transparência superior à média", disse, sublinhando que quando se criticam aspectos de política energética "é bom que se veja todo o filme".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório