Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Lacerda Sales vacinado com AstraZeneca. Apreensão? "Com certeza que não"

Governante quis deixar uma mensagem de "confiança" aos portugueses. "De confiança na Ciência, na vacinação e nos organismos como a EMA [Agência Europeia do Medicamento] e no Infarmed", que validaram a segurança e a eficácia da vacina da AstraZeneca.

Lacerda Sales vacinado com AstraZeneca. Apreensão? "Com certeza que não"
Notícias ao Minuto

14:39 - 24/03/21 por Melissa Lopes

País Vacinação

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, já foi vacinado contra a Covid-19. A inoculação com a primeira dose da vacina da AstraZeneca decorreu no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas sobre se teve alguma apreensão quanto à vacina em causa, o governante foi perentório. "Com certeza que não. Fui hoje vacinado com a vacina da AstraZeneca e a mensagem que quero deixar é uma mensagem de confiança".

"Confiança, em primeiro lugar, na Ciência. De confiança na vacinação, também. Nos profissionais de saúde que vão fazendo esta vacinação. De confiança nos organismos como a EMA e o Infarmed", elencou o governante, referindo-se à reintrodução da vacina da AstraZeneca "com toda a sua segurança, eficácia e qualidade". 

Interrogado sobre alegações da parte dos Estados Unidos sobre a falta de transparência no processo que concluiu que a vacina é segura e eficaz, Lacerda Sales reforçou que "acredita na Ciência".

"A Ciência tem de ter rigor e é esse rigor e o acreditar na transparência, na segurança, na eficácia e na qualidade desta vacina, depois dos ensaios clínicos que foram realizados", destacou, acrescentando: "É por isso que aqui estou, a levar a vacina da AstraZeneca com toda a confiança".

Reforçando a mensagem de confiança, Lacerda Sales apelou aos portugueses que se "vacinem, quando for a sua vez, com a vacina que lhes for atribuída". "Que não haja qualquer tipo de temor relativamente a qualquer vacina, porque, tal como eu, vão com certeza proteger-se e proteger os outros". 

Sobre a possibilidade de se avançar com a vacinação nas faixas etárias dos 40 aos 60 anos, Lacerda Sales disse apenas que "os ajustes" ao plano se vão fazendo "gradual e progressivamente". 

O governante afirmou ainda que tem "muito orgulho" no Serviço Nacional de Saúde, "pela equidade, pela universalidade e pela gratuitidade até" da vacina contra a Covid-19. "Principalmente pelo facto de o SNS estar a defender a faixa dos mais vulneráveis", disse, sinalizando que no final do mês mais de 80% das pessoas com mais de 80 anos estarão imunizadas, que cerca de 90% dos lares de idosos estarão vacinados.

Lacerda Sales frisou que não foi vacinado enquanto profissional de saúde. "Porque entendi que, como é óbvio, não estando na linha da frente, esperaria pela minha vez, e a minha vez foi esta. Esperei com tranquilidade e serenidade", declarou, apelando aos portugueses que esperem com o mesmo sentimento. "Todos aqueles que querem ser vacinados serão com certeza vacinados na sua vez", rematou. 

Portugal diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 575 contágios pelo novo coronavírus e 11 mortes relacionadas com a Covid-19, indica o relatório divulgado esta quarta-feira. Apesar da incidência ter descido ligeiramente, o Rt voltou a subir, fixando-se agora nos 0,91. 

Leia Também: AO MINUTO: Rt sobe mas incidência desce; Longa fila em Carnaxide

Recomendados para si

;
Campo obrigatório