Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Universidade da Beira Interior acolhe duas famílias de refugiados

A Universidade da Beira Interior está a acolher duas famílias de refugiados sírios, num total de 15 pessoas, informou hoje aquela instituição com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Universidade da Beira Interior acolhe duas famílias de refugiados
Notícias ao Minuto

17:06 - 18/03/21 por Lusa

País Refugiados

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI especifica que o acolhimento se prolonga por 18 meses, no âmbito de um protocolo de cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações.

"O projeto de acolhimento enquadra-se no âmbito da responsabilidade social da UBI e envolve duas famílias, constituídas por crianças, jovens e adultos, com idades compreendidas entre os cinco e os 57 anos, num total de quinze pessoas", aponta a UBI.

O grupo chegou à Covilhã no dia 11, tendo viajado da Turquia para Portugal ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação das Nações Unidas.

A UBI destaca que está em causa um "projeto pioneiro", pois será a "primeira universidade em Portugal (e na Europa) a fazer o acolhimento de famílias refugiadas no próprio campus".

"Durante dezoito meses, as famílias irão viver no campus da UBI e cumprirão um programa de integração na comunidade local", acrescenta.

Segundo o referido, o projeto será implementado por uma equipa técnica constituída por membros dos diferentes serviços da UBI, que vão desde a Ação Social, passando pela Psicologia e Departamento de Línguas.

Estará igualmente envolvida uma investigadora portuguesa, especialista na área de estudos multiculturais e com experiência de trabalho com pessoas beneficiárias de proteção internacional, que será também a responsável direta pelo acolhimento e acompanhamento das famílias.

"Numa lógica de solidariedade institucional e participação alargada de toda a comunidade, a preparação do acolhimento contou, já na UBI, com a colaboração dos Serviços de Ação Social, dos Serviços Técnicos, Serviços de Informática e do Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis, bem como de alguns alunos e alumni voluntários, prevendo-se, para breve, o recrutamento de mais voluntários para integrar o projeto", refere a vice-reitora da UBI com a pasta da Responsabilidade Social, Anabela Dinis, que é citada na nota.

A informação também diz que estão a ser estabelecidos contactos e articulações com diversas entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal da Covilhã, escolas, entidades de saúde, a Delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Castelo Branco e outras entidades públicas e privadas, no sentido de criar uma rede de apoio à integração destas famílias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório