Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Pandemia foi tema no encontro entre Marcelo e o Papa. Eis as imagens

Francisco confirmou a "firme intenção" de vir a Portugal em 2023. Audiência ficou ainda marcada por discussão de "temas de interesse bilateral e internacional".

Notícias ao Minuto

13:45 - 12/03/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido, na manhã desta sexta-feira, pelo Papa Francisco, no Vaticano, e a pandemia, bem como as suas consequências, foram tema no longo encontro entre ambos. A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e as Jornadas da Juventude em Lisboa, em 2023, foram também abordadas. 

Numa nota hoje publicada no site da Presidência é dada conta de que na audiência foram passados em "revista vários temas de interesse bilateral e internacional", com Marcelo a ser o "primeiro Chefe de Estado a encontrar o Sumo Pontífice depois da visita deste ao Iraque".

É ainda descrito que foi abordada a "situação da pandemia e suas consequências", e ainda as Jornadas da Juventude em Lisboa, "tendo o Papa confirmado a sua firme intenção de estar presente, visitando também de novo Fátima".

O Chefe de Estado, em seguida, encontrou-se com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Parolin, conversando sobre "algumas situações de particular interesse mútuo, quer na Europa quer noutros Continentes".

Já a Vatican News publicou, através da rede social Twitter, imagens do encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e o Sumo Pontífice. Pode vê-las na galeria acima.

Recorde-se que, com esta audiência, o Presidente da República, cumpre a tradição de há cinco anos, quando também se deslocou à Santa Sé. Marcelo Rebelo de Sousa, que tomou posse na terça-feira, chegou à praça de São Pedro, no Vaticano, cerca das 10h10 horas locais (09h10 em Lisboa), minutos antes de ser recebido pelo papa Francisco.

O Presidente da República entrou pela praça principal numa viatura da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, com a bandeira de Portugal, seguido por três carros, um deles de segurança, como manda o protocolo.

Reeleito nas eleições presidenciais de 24 de janeiro passado à primeira volta, com 60,67% dos votos expressos, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse para um segundo mandato perante a Assembleia da República, numa cerimónia com assistência reduzida, devido à Covid-19, em que o núncio apostólico, embaixador da Santa Sé em Portugal, representou todo o corpo diplomático.

Leia Também: Marcelo encontra-se hoje com o Papa em Roma e com Felipe VI em Madrid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório