Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Agravamento da agitação marítima na Madeira a partir de quinta-feira

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou hoje para o agravamento da agitação marítima no arquipélago da Madeira, entre as 12:00 de quinta-feira e a noite de sexta-feira, recomendando cuidado redobrado à comunidade marítima e a toda a população.

Agravamento da agitação marítima na Madeira a partir de quinta-feira
Notícias ao Minuto

19:37 - 06/01/21 por Lusa

País Mau tempo

Em comunicado, a AMN e a Marinha informam que a "agitação marítima será caraterizada por ondulação proveniente de direções variáveis, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de dez metros, com um período médio entre oito e 13 segundos".

Já o vento, pode "registar intensidade média superior a 70 km/h e rajadas superiores a 100 km/h, provenientes do quadrante Nordeste e, posteriormente, Norte", lê-se na mesma nota.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, assim, "a toda a comunidade marítima e à população em geral que adotem um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, e redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".

Os passeios junto ao mar e à orla costeira, nomeadamente nas arribas e nas praias, devem ser evitados e a amarração das embarcações deverá ser reforçada.

A AMN desaconselha, igualmente, a pesca lúdica, "em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

A Capitania do Porto do Funchal emitiu também um aviso a recomendar aos proprietários ou armadores de embarcações para que "tomem as devidas precauções por forma a que estas permaneçam nos portos de abrigo".

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira alertou hoje que, associado à depressão Filomena, está previsto um "agravamento geral" do estado do tempo no arquipélago desde o inicio da próxima madrugada até ao final da tarde de sexta-feira.

Com base nas informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil prevê períodos de chuva ou aguaceiros que poderão ser temporariamente fortes, acompanhados de trovoada e queda de neve nos pontos mais altos da Madeira, o vento será em geral forte com rajadas de 75 quilómetros por hora nas regiões costeiras e em Porto Santo e de 110 quilómetros por hora nos extremos leste e oeste da ilha.

As ondas na costa norte e no Porto Santo serão de quatro a cinco metros com picos de 10 a 12 metros.

O período mais crítico será entre o fim da tarde de quinta-feira e o meio-dia de sexta-feira.

A Proteção Civil recomenda que se fechem portas e janelas e que se retirem objetos soltos nas varandas e peitorais das janelas.

Evitar viagens para zonas afetadas, não circular por zonas com prédios degradados, prestar atenção às estruturas metálicas e a obstrução de vias, adotar uma condução defensiva devido aos lençóis de água e garantir a desobstrução do sistema de escoamento de águas pluviais são outras das recomendações.

O IPMA emitiu alerta laranja para precipitação na costa norte da ilha da Madeira, entre as 03:00 e as 12:00 de quinta-feira, e para a agitação marítima, entre as 21:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira.

Nos restantes períodos de quinta-feira, a costa norte ficará com aviso amarelo para precipitação, agitação marítima e vento.

Para a costa sul foi lançado apenas o aviso amarelo.

No Porto Santo, foi lançado alerta laranja para a agitação marítima, entre as 21:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira, e alerta amarelo para precipitação e vento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório