Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara do Porto lança concurso para ingresso de 35 bombeiros sapadores

A Câmara do Porto quer reforçar o corpo do Batalhão dos Sapadores Bombeiros, pelo que lançou um concurso para ingresso a estágio de 35 bombeiros sapadores recruta, conforme refere anúncio publicado hoje em Diário da República (DR).

Câmara do Porto lança concurso para ingresso de 35 bombeiros sapadores
Notícias ao Minuto

13:05 - 17/08/20 por Lusa

País Diário da República

De acordo com o anúncio publicado, trata-se de um "concurso externo de ingresso para admissão a estágio destina-se a 35 Bombeiros Sapadores Recruta, da carreira de Bombeiro Sapador para o Batalhão de Sapadores Bombeiros, da área funcional Socorro e Proteção do Mapa de Pessoal desta Autarquia".

Além de combater os incêndios, aos candidatos pede-se que estejam preparados para prestar socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos, acidentes, catástrofes ou calamidades.

O anúncio também faz referência, entre outros aspetos, à prestação de socorro a náufragos e a buscas subaquáticas, ao exercício de atividades de socorro e transporte de sinistrados, bem como doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar.

Os bombeiros sapadores também têm como funções fazer a proteção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e divertimento público e outros recintos, mediante solicitação, nomeadamente prestando serviço de vigilância durante a realização de eventos públicos.

"Emitir, nos termos da lei, pareceres técnicos em matéria de proteção contra incêndios e outros sinistros" e "participar noutras ações, para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos", são outras das funções descritas em DR.

O concurso lançado hoje, e cujo júri é presidido pelo Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, tem como validade o período de preenchimento dos postos de trabalho a que se destina.

Os candidatos devem ter nacionalidade portuguesa, entre 18 e 25 anos, e como habilitações mínimas o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.

"Robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções" são características também mencionadas no anúncio que também descreve, entre outros procedimentos, que a seleção será feita depois de apresentado currículo, bem como após prestação de provas de conhecimento geral, provas práticas e físicas, bem como exames médicos.

Conforme se lê no 'site' da Câmara do Porto, o Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) atua no âmbito da proteção de pessoas, de bens e do ambiente, principalmente na área do município do Porto.

Atualmente o quadro de pessoal desta unidade orgânica é constituído por 268 efetivos, entre chefias, sapadores e pessoal civil, refere a autarquia no 'site'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório