Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Julgamento de tráfico de droga transferido para pavilhão anexo a cadeia

Um pavilhão anexo à cadeia de Paços de Ferreira foi o local escolhido hoje para se reatar o julgamento de 26 acusados por traficar droga em nove distritos, a partir do Bairro do Aleixo, no Porto.

Julgamento de tráfico de droga transferido para pavilhão anexo a cadeia
Notícias ao Minuto

12:45 - 03/06/20 por Lusa

País Justiça

O julgamento, a cargo de um coletivo de juízes do tribunal criminal de São João Novo, no Porto, foi iniciado em janeiro e suspenso em março.

Fontes judiciais sublinharam à agência Lusa que "não é a primeira vez que se fazem julgamentos naquele pavilhão", destacando o caso dos "ninjas", um grupo criminoso que atuava na zona de Penafiel.

Quanto a este caso concreto, uma das fontes disse que a opção pelo pavilhão anexo à cadeia teve em conta que o espaço é mais adequado do que a sala de audiências para salvaguardar a saúde dos intervenientes processuais face aos riscos associados à pandemia do novo coronavírus.

Dos 26 arguidos do processo, 10 foram colocados em prisão preventiva, mas nenhum em Paços de Ferreira, repartindo-se antes por cadeias de Matosinhos -- Custoias e Santa Cruz do Bispo.

De acordo com o Ministério Público, as 26 pessoas agora levadas a tribunal atuavam a partir do Bairro do Aleixo, vendendo a droga para clientes dos distritos do Porto, Braga, Viana, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Leiria.

O grupo "Falcão", como era conhecido, foi desmantelado em fevereiro de 2019, culminando pelo menos dois anos de investigação, numa megaoperação da Divisão de Investigação Criminal da PSP/Porto, que envolveu 300 operacionais.

Os suspeitos atuavam "em rede e de forma hierarquizada" referiram as autoridades, sublinhando a existência de relações familiares entre os "principais intervenientes".

Na ocasião foram detidas 15 das 26 pessoas agora arguidas e a polícia apreendeu 80 mil euros e mais de 39 mil doses de estupefacientes em 43 buscas domiciliárias, maioritariamente no Bairro do Aleixo, mas também nos bairros da Pasteleira e Pinheiro Torres, todos no Porto, e ainda em Vila Nova de Gaia, em Freamunde, concelho de Paços de Ferreira, e no Estabelecimento Prisional de Custoias, em Matosinhos

Entre outras drogas apreendidas contaram-se 3,2 quilos de heroína, 1,3 quilos de cocaína e 210 gramas de haxixe.

Além disso, a PSP confiscou balanças, telemóveis, 100 mil euros, armas, soqueiras e carros de alta cilindrada.

Na primeira sessão de julgamento o único dos 26 arguidos a responder pela alegada prática de branqueamento de capitais negou essa prática, admitindo envolvimento no tráfico

Durante a sessão de hoje no pavilhão anexo à cadeia de Paços de Ferreira, o tribunal ouviu testemunhos sem grande relevância, segundo as fontes contactadas pela Lusa.

No início do julgamento, ainda no tribunal de São João Novo, um dos 26 acusados de fornecer droga em nove distritos do Norte e Centro, a partir do Bairro do Aleixo, no Porto, admitiu hoje em tribunal parte dos crimes, mas não o de branqueamento de capitais.

Prevê-se que a produção de prova termine na sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório