Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Aveiro vai intensificar cooperação institucional para ampliar hospital

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, revelou hoje que vai intensificar o trabalho conjunto com a Universidade e o Governo, para ampliar o Hospital de Aveiro e instalar o Centro Académico Clínico.

Aveiro vai intensificar cooperação institucional para ampliar hospital
Notícias ao Minuto

12:30 - 05/05/20 por Lusa

País Aveiro

Segundo Ribau Esteves, "as aprendizagens assumidas na gestão do combate à covid-19", com a parceria entre a Câmara a que preside, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Universidade de Aveiro e o Governo, criaram condições para intensificar o trabalho conjunto, visando a concretização da obra de ampliação do Hospital de Aveiro com Unidade de Ambulatório e Centro Académico Clínico.

A ampliação do hospital deverá ser feita para os terrenos dos antigos armazéns da Câmara e do antigo Estádio Mário Duarte, a par da "qualificação profunda da estrutura edificada e de equipamento existente", ou seja, das atuais instalações.

Em 2016, a Câmara de Aveiro comprometeu-se a fazer as demolições necessárias e limpeza dos terrenos para a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, num memorando celebrado com entidades académicas e da saúde.

O Estádio Mário Duarte, que aguarda pela demolição, deverá dar lugar à construção dos edifícios para a Consulta Externa e para o Centro Académico Clínico.

A Câmara de Aveiro havia já demolido os antigos armazéns municipais, situados junto ao Hospital Infante D. Pedro e à Escola João Afonso de Aveiro, espaço provisoriamente utilizado como parque de estacionamento e que se destina também à futura ampliação do Hospital.

O futuro Centro Académico Clínico foi acordado no memorando "Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro", celebrado entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com o envolvimento também da Universidade Nova de Lisboa e da Administração Regional de Saúde do Centro.

Ribau Esteves conta ainda com "compromissos assumidos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelas Autoridades de Gestão dos Fundos Comunitários" para a concretização do previsto no memorando.

"O trabalho de verdadeira e ativa equipa que temos realizado no Combate à covid-19, com muito bons resultados, entre a CMA, o CHBV, a UA, a CIRA e o ACeS-BV, veio demonstrar ainda com mais evidência que temos capacidades relevantes em termos institucionais e de recursos humanos, e que temos de ter um Hospital de Aveiro e também na região de Aveiro (Aveiro, Águeda e Estarreja) que tenha as devidas e modernas condições físicas e de equipamento que merecemos e exigimos, ao serviços dos Cidadãos que aqui residem, trabalham ou passam tempos de turismo e de cultura", salienta Ribau Esteves.

Para o autarca, com esta obra de ampliação e qualificação, "Aveiro vai ter o novo hospital de que tanto necessita".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório