Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Preventiva para angolano que transportava menor para exploração sexual

Adolescente conseguiu fugir do arguido no Aeroporto de Lisboa.

Preventiva para angolano que transportava menor para exploração sexual
Notícias ao Minuto

16:38 - 03/03/20 por Notícias Ao Minuto

País SEF

O homem de nacionalidade angolana detido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no domingo, no Aeroporto de Lisboa, por suspeitas de tráfico de seres humanos, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o SEF explica que o homem foi detetado no controlo de fronteira na posse de documentos alheios, pertencentes a um menor de 15 anos, que dias antes tinha sido encontrado pelas autoridades, escondido na área internacional do aeroporto.

Ao ser encontrado, o adolescente disse às autoridades ter sido aliciado pelo homem, nas ruas de Luanda, a viajar para a Europa. Já no decorrer da viagem, de Luanda para Lisboa, o homem terá retirado os documentos ao menor e informado que este eguiria de Lisboa para Cabo Verde, onde ficaria à guarda de um grupo que o aguardaria num hotel da cidade da Praia, onde já tinha reserva.

Ao chegar a Portugal, o jovem conseguiu fugir do arguido e escondeu-se ainda no interior do Aeroporto Humberto Delgado.

Ao ser encontrado, o adolescente foi entregue ao Tribunal de Família e Menores e está, agora, instalado numa casa segura para menores sinalizados como vítimas de tráfico.

Conta o SEF que esta detenção decorreu durante a ‘Operação Bambini 2’, realizada pelo SEF, que tem como finalidade o controlo da situação documental de todos os menores, provenientes de determinadas origens.

A operação decorreu de 24 a 28 de fevereiro, no Aeroporto Humberto Delgado, e contou com a participação de 25 inspetores que identificaram 1335 cidadãos estrangeiros, 177 dos quais menores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório