Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha agradece revogação da A32

O presidente do município de Albergaria-a-Velha, António Loureiro (CDS), agradeceu publicamente "ao Governo socialista a revogação do traçado da Autoestrada 32 [A32]", uma aspiração local que não foi atendida pelos governos anteriores, condicionando a expansão da zona industrial.

Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha agradece revogação da A32
Notícias ao Minuto

15:09 - 17/02/20 por Lusa

País Albergaria-a-Velha

Num texto hoje divulgado, alusivo aos 185 anos do município, António Loureiro afirma "estar grato ao Governo socialista pela revogação do traçado da A32".

Segundo o autarca, que enalteceu a decisão tomada pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação, liderado por Pedro Nuno Santos, trata-se de ir ao encontro de uma reivindicação da população ao longo dos últimos 10 anos.

"Ao fim de quatro governos, conseguimos ultrapassar esta situação. É mais uma conquista para Albergaria", enalteceu, afirmando que tal foi possível também "graças ao empenho dos membros da Assembleia Municipal, das Juntas de Freguesia e de outras entidades locais".

António Loureiro salientou que a autarquia tem em curso um investimento de 1,4 milhões de euros na aquisição de terrenos para a expansão da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, possível após ser libertada a área reservada para corredor do traçado da A32.

A revogação da constituição da servidão 'non aedificandi' do lanço da A32 entre Oliveira de Azeméis (distrito de Aveiro) e Coimbra teve por base a declaração nesse sentido emitida em dezembro pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

A A32 destinava-se a substituir o Itinerário Complementar 2 (IC2) e foi a última autoestrada da governação de José Sócrates, sendo inaugurado o troço entre Gaia (distrito do Porto) e Oliveira de Azeméis já pelo governo PSD/CDS de Passos Coelho.

O traçado previsto para a A32 entre Oliveira de Azeméis e Coimbra motivou vários protestos, desde 2009, sobretudo na Branca, que atravessava a nascente, e em Albergaria-a-Velha, por dividir a Zona Industrial.

Apesar de suspender os planos para prosseguir para sul com a nova autoestrada, o governo de então prolongou, em 2014, a reserva de terrenos para a A32, o que motivou novos protestos e reuniões, e levou o então vice primeiro-ministro, Paulo Portas, a deslocar-se a Albergaria-a-Velha para reunir com os autarcas, que não conseguiram fazer valer as pretensões para que fosse revogada a reserva do corredor para o traçado da autoestrada.

Na comunicação de hoje, o autarca de Albergaria aproveitou para anunciar a abertura do concurso para a 2.ª fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, um investimento superior de 700 mil euros que irá incidir na área das antigas oficinas, "transformando-as em novos espaços de inovação e criatividade, fomentando o ensino profissional numa perspetiva empreendedora".

"Queremos formar jovens em áreas com empregabilidade", afirmou, acrescentando que "é urgente as empresas poderem contar com mão-de-obra qualificada, que já se torna difícil de encontrar em certas áreas de atividades".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório